PPGDS

Coordenador do PPGDS da Unesc participa de atividades na Universidade de Alicante, na Espanha

Visita reforça laços de cooperação e consolida parceria com o Instituto Universitário de Estudos Sociais da América Latina (IUESAL). (Fotos: Divulgação)

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Unesc, professor Dimas de Oliveira Estevam, participou de uma série de atividades na Universidade de Alicante, na Espanha, em uma agenda voltada ao fortalecimento do processo de internacionalização da Universidade e do Programa.

Entre os compromissos, o docente integrou uma mesa de debate internacional promovida pelo Instituto Universitário de Estudos Sociais da América Latina (IUESAL), com o tema “O impacto das tarifas norte-americanas na agricultura familiar e nas cooperativas do Brasil”. O encontro, realizado em formato híbrido, reuniu pesquisadores brasileiros e espanhóis para discutir os efeitos das políticas comerciais sobre o desenvolvimento rural.

“A visita à Universidade de Alicante teve por objetivo fortalecer o processo de internacionalização da Unesc e do PPGDS. Além disso, participamos de diversas atividades acadêmicas. Foi um momento muito importante, em que destacamos como essas políticas afetam diretamente as agricultura familiar e as cooperativas brasileiras”, explica o professor.

Durante o período, também foram realizadas reuniões com professores do IUESAL para estreitar e ampliar parcerias entre as duas instituições, que já mantêm acordo de cotutela, sendo que, atualmente, dois acadêmicos do PPGDS da Unesc desenvolvem pesquisas conjuntas com a Universidade de Alicante.

Outro ponto da agenda foi o acompanhamento desses estudantes que realizam a cotutela na instituição espanhola. Encerrando as atividades, o professor participou, junto ao professor José Daniel Gómez López e a estudantes do curso de Turismo da Universidade de Alicante, de visita técnica a cooperativas da região, voltadas ao turismo rural e ao cooperativismo agrícola.

“Essa experiência de campo foi muito enriquecedora, pois nos permitiu conhecer iniciativas de turismo rural conduzidas por cooperativas de agricultores familiares, tema diretamente relacionado às pesquisas desenvolvidas no PPGDS, conclui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *