
O ecossistema de inovação catarinense se prepara para viver dois dias de intensa troca de experiências, conexões e aprendizado. Nos dias 4 e 5 de novembro, o Centro de Inovação Criciúma (CRIO) será palco do CRIO Conecta Summit Internacional de Ecossistemas de Inovação, evento que vai reunir pesquisadores, empreendedores, empresas, startups, universidades e gestores públicos para debater o futuro da inovação no Brasil e no mundo. Interessados podem ser inscrever pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/crio-conecta-summit-internacional-de-ecossistemas-de-inovacao-4-e-5-de-novembro-de-2025/3158077 e as inscrições são gratuitas.
Com uma programação diversificada e inspiradora, o Summit terá palestras, painéis e debates com especialistas nacionais e internacionais, vindos da América Latina e da Europa, para discutir políticas públicas, internacionalização de empresas, desenvolvimento de talentos e modelos globais de ecossistemas inovadores.
A Unesc é a gestora do CRIO e, segundo a reitora em exercício da Instituição, Gisele Silveira Coelho Lopes, a realização do evento reforça o papel da Universidade como agente articulador entre conhecimento, empreendedorismo e impacto social.
“O Centro de Inovação Criciúma é um ambiente que representa o espírito da inovação que a Unesc cultiva em sua trajetória. Por meio da Pesquisa, da Extensão e da integração com o setor produtivo, fortalecemos o desenvolvimento regional. O CRIO Conecta é mais uma oportunidade para compartilhar experiências, estimular a criatividade e transformar ideias em soluções reais para a sociedade”, destaca Gisele.
Segundo a Gerente de Inovação e Empreendedorismo e do CRIO, Elenice Padoin Juliani Engel, a proposta do Summit é criar um espaço estratégico de conexões. “Esse encontro tem como objetivo acelerar o desenvolvimento do ecossistema de inovação catarinense por meio de conexões estratégicas. Um ambiente único para integração entre startups, empresas consolidadas, universidades, investidores e poder público”, disse.
Organização do evento
O Agente de Inovação no CRIO, Rafael Crispim, enfatizou que nesta edição o encontro se torna ainda mais importante, pois haverá no palco especialistas internacionais para discutir as experiências bem-sucedidas de ecossistemas capazes de promover a integração produtiva e a aplicação de tecnologias que impulsionam o crescimento regional.
“Organizamos a programação do Summit Internacional de Ecossistemas de Inovação de uma forma que contemple os interesses de todos os atores do ecossistema de inovação de Criciúma e região: setor privado, academia, governo e sociedade civil organizada. Essa é a chamada quádrupla hélice, cuja colaboração efetiva favorece o desenvolvimento econômico e social por meio da inovação”, descreveu ele.
O evento conta com o apoio da Rede Catarinense de Centros de Inovação; da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc); e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), e tem como parceiros institucionais, a Prefeitura Municipal de Criciúma; o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) SC; a Associação Empresarial de Criciúma (Acic); e a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).
Confira a programação completa:
4 de novembro
17h – Café de boas-vindas
17h30 – Abertura Oficial
Apresentação institucional do CRIO e autoridades locais.
18h30 – Painel 1: Inovação Regional e Estratégias de Políticas Públicas
Estratégias governamentais para fortalecer os ecossistemas de inovação. Modelos de incentivo e boas práticas nos níveis municipal, estadual e federal.
Mediador: Gustavo Bisognin – SC + Inovação
Murilo Mafra Filho – Assessor Especial da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina (SCTI)
Thiago Fabris – Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Criciúma
19h30 – Intervalo
19h45 – Painel 2: Estratégias de Internacionalização de Empresas
Debate sobre a importância das redes locais e internacionais no desenvolvimento de startups e na integração com o setor produtivo. Como expandir startups para mercados globais. Modelos de apoio e financiamento disponíveis.
Mediadora: Klara Elisa Salvalagio – Especialista em Negócios Internacionais do International Tech Hub
Rodrigo Alex Martins – CEO do International Tech Hub e vice-diretor do GT Internacionalização da ACATE
Beatrice Maria Zanellato Fonseca Mayer – Monitora PEIEX no Sebrae/SC e ApexBrasil
5 de novembro de 2025
8h30 – Café de boas-vindas
9h – Palestra 1: Como empreender com propósito e inovação
Incentivar jovens a desenvolver competências de liderança e empreendedorismo.
Eron Junges Rodrigues – CEO e Founder da Desvon
10h – Painel 3: Programas de Desenvolvimento de Talentos para Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação
O painel discutirá como a quarta hélice – representada pela sociedade civil – contribui para o desenvolvimento de talentos e fortalece a formação de profissionais alinhados às demandas contemporâneas.
Mediador: Jefferson Lima – Fundador e CEO do Prototipando a Quebrada
Neto Nunes – Coordenador de Projetos do Bairro da Juventude
Maicon Canever – Gestor de Inovação da ABADEUS Centro de Inovação Social
Melissa Silvestre – Coordenadora Pedagógica no Instituto Pe. Vilson Groh
11h30 – Encerramento atividades período matutino
17h30 – Café de boas-vindas
18h – Keynote Speaker (Palestra 2): O Estado Atual dos Ecossistemas LATAM: Análise do GEIAL 2025 Report
Palestra principal do evento sobre como promover o empreendedorismo e a inovação nos países da América Latina por meio de ecossistemas colaborativos.
Dr. Hugo Kantis – Fundador do Prodem e do Grupo Latino-Americano de Ecossistemas Inteligentes – GEIAL (Argentina)
19h – Palestra Internacional (Palestra 3): Conectividade e Transformação Digital na Europa – Lições para Ecossistemas Locais
Nesta palestra serão apresentadas estratégias de inovação colaborativa aplicadas em redes europeias de hubs tecnológicos. A palestra abordará exemplos de como os atores do ecossistema se articulam e como é a estrutura de governança do ecossistema.
Liliana Costa – Relações Públicas TICE.PT – Digital Innovation Hub (Portugal)
20h – Painel 4: Modelos Globais de Ecossistemas de Inovação e suas Aplicações Regionais
Especialistas convidados discutem exemplos reais de ecossistemas bem-sucedidos e como adaptá-los à realidade catarinense.
Mediadora: Profa. Dra. Elenice Juliani Engel – Gerente de Inovação UNESC e Coordenadora CRIO
Dr. Hugo Kantis – Fundador do Prodem e do Grupo Latino-Americano de Ecossistemas Inteligentes – GEIAL (Argentina)
Liliana Costa – Relações Públicas TICE.PT – Digital Innovation Hub (Portugal)
21h – Happy Hour e Networking.