
A Unesc realizou, na tarde desta quinta-feira (16/10), a entrega de mil camisetas ao Programa Golfinho, durante a cerimônia que celebrou os 53 anos do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Criciúma. O ato contou com a presença da reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes, e da secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, bem como de diversas outras autoridades.
O Programa Golfinho é uma iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e tem como objetivo fortalecer a cultura da prevenção de acidentes, orientando de forma lúdica o público infantil sobre o uso seguro de praias, piscinas e rios. Além de incentivar o convívio harmônico com o meio ambiente, o projeto contribui para a formação cidadã e para a redução de acidentes em ambientes aquáticos.
“Apoiar esta iniciativa reforça o nosso papel enquanto Universidade Comunitária, sempre conectada às boas causas da região. É um projeto que promove o bem-estar e a segurança dos veranistas em nossos balneários”, destacou Gisele. A entrega simbólica das camisetas foi feita ao comandante do 4º BBM, tenente-coronel Henrique, e ao comandante da 1ª Região, tenente-coronel Zevir, em reconhecimento à parceria entre a Universidade e a corporação.
Em agradecimento ao apoio da Unesc ao fortalecimento da cultura de prevenção, o comando do 4º Batalhão prestou uma homenagem especial à Gisele, entregando-lhe a moeda comemorativa do 4º BBM, símbolo de honra e reconhecimento. Tradicional no meio militar, a moeda simboliza honra, lealdade e pertencimento, sendo usualmente cunhada para unidades, destacamentos ou eventos especiais. É oferecida como forma de reconhecimento por serviços prestados ou feitos notáveis à instituição.
A moeda comemorativa do 4º BBM é, segundo o comandante do batalhão, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, uma forma simbólica de agradecer aos parceiros. “Esse é um gesto simbólico, mas que demonstra o nosso agradecimento pela parceria de todas essas pessoas, autoridades e instituições com o Corpo de Bombeiros Militar da nossa região. Realizamos esse ato comemorando mais um aniversário e reunindo pessoas que são importantes para a história do 53º aniversário do nosso batalhão”, destacou.
Contribuição
O evento contou ainda com a entrega da Medalha Comemorativa dos 90 anos do CBMSC, concedida a personalidades que contribuem para o desenvolvimento e fortalecimento da corporação. Entre os homenageados da tarde esteve a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, que recebeu a honraria como reconhecimento pelo trabalho e parceria com os bombeiros de Santa Catarina.
Fundado em 1972, o quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foi criado para atender toda a região Sul do estado. Atualmente, como 4º Batalhão, é responsável pelo atendimento de 25 municípios da região Sul catarinense, com cerca de 179 bombeiros militares e 300 bombeiros comunitários distribuídos em nove quartéis operacionais e três seções de segurança contra incêndio.