
Em uma iniciativa que uniu criatividade e conscientização social, os estudantes da Escola de Comunicação (Ecocria) da Unesc participaram, na noite de segunda-feira (13/10), da ação “Fatias Perdidas”, alusiva ao Dia do Professor e ao Dia Mundial da Alimentação, celebrados nos dias 15 e 16 de outubro, respectivamente. A proposta, desenvolvida em parceria com a agência Nexa Brand e a Dugas Pizzaria, utilizou um produto cotidiano, a pizza, para ilustrar e sensibilizar os estudantes sobre a desigualdade de acesso à alimentação no Brasil e, ao mesmo tempo, prestar uma homenagem à essencialidade dos professores no processo de ensino.
O ponto alto da campanha estava na entrega das pizzas para turmas selecionadas da Ecocria. A surpresa, no entanto, se voltava à ausência de algumas fatias, calculadas para representar visualmente os percentuais da população brasileira que convivem com algum grau de insegurança alimentar , dividida entre grave, moderada ou leve. Em outras palavras, o alimento se transformou em diferentes “gráficos de pizza” palpáveis e sensoriais.
Segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), embora os índices de insegurança alimentar tenham apresentado queda no país de 2023 para 2024, a proporção de domicílios que ainda enfrentam dificuldades de acesso regular e permanente a alimentos de qualidade em quantidade suficiente ainda representa uma parcela significativa da sociedade, totalizando 24,2% dos lares brasileiros em 2024. A ação, liderada pelo professor, Lucas Damásio, buscou justamente dar visibilidade a estes números.
“A proposta do projeto foi sensibilizar sobre um tema central e urgente em nossa sociedade: o desperdício de alimentos. Mesmo com tantos avanços tecnológicos, ainda convivemos com milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar.
Para que esse cenário mude é fundamental que os estudantes compreendam seus papéis como cidadãos e também como futuros profissionais da área da comunicação, capazes de mobilizar ideias, inspirar mudanças e gerar impacto social por meio de suas ações e mensagens”, destacou Lucas.
Para o professor, a provocação da pizza incompleta cumpriu seu papel, transformando um dado estatístico, frequentemente abstrato, em uma realidade física para os estudantes. Ao se depararem com a ausência do alimento, a discussão sobre a fome e a insegurança alimentar no país ganhou uma dimensão prática e imediata.
“A iniciativa Fatias Perdidas celebrou as duas datas, o Dia do Professor, em reconhecimento àqueles que dedicam suas vidas à educação, e o Dia Mundial da Alimentação, que reforça a urgência do combate à fome global”, ´pontuou ainda o coordenador dos cursos, Marcos Dalmoro.
Além da experiência em sala de aula, a equipe liderada por Lucas também desenvolveu um hotsite especial para a campanha. Disponível no endereço fatiasperdidas.com.br, a plataforma online funciona como uma curadoria de conteúdo sobre o tema, oferecendo dados, informações e reflexões aprofundadas sobre a fome no Brasil e o papel da educação na transformação social.
O coordenador dos cursos completou reforçando o papel da comunicação em pautas como esta. “O projeto demonstra a capacidade da comunicação de atuar como ferramenta de conscientização e engajamento, utilizando a criatividade para sensibilizar a comunidade acadêmica e o público em geral sobre temas de relevância social”.
Parceiros engajados na causa
Junto da Ecocria, a ação ganhou reforços com os parceiros: a agência Nexa Brand e a Dugas Pizzaria, considerados fundamentais para o sucesso do projeto.
Para o designer Igor Niero, da Nexa Brand, responsável pelo desenvolvimento das caixas de pizza, a reação e o interesse dos estudantes foram muito positivos. “Acredito que eles tenham se surpreendido bastante e, é claro, gostado muito por terem ganhado pizza junto com a ação de conscientização. Nós buscamos trazer informações relevantes, ir além do superficial do que é comumente dito sobre desperdício de alimentos, e o resultado foi algo bem simbólico, envolvendo e atingindo bastante pessoas”, avaliou.
A Dugas Pizzaria, conforme a diretora de Marketing Gabriela Benincá Freitas, tem em seu DNA a conexão com iniciativas inovadoras e não deixaria passar a oportunidade de participar de uma ação de tamanho significado. “Na hora que fomos apresentados à ideia já topamos, pois gostamos de participar desse tipo de ação. Foi muito positivo participar e apoiar a proposta que reflete uma causa social relevante”, acrescentou.