Institucional

Professoras e projetos da Unesc estão entre os finalistas do Prêmio Criciúma Faz Bem da NSCTV

Duas professoras da Instituição e dois projetos estão entre os finalistas. (Foto: Reprodução/Agecom/Unesc)

O compromisso da Unesc com o Ensino, a Pesquisa, a Extensão e a Inovação mais uma vez ganha reconhecimento fora dos muros da Universidade. Duas professoras da Instituição e dois projetos ligados à comunidade estão entre os finalistas do Prêmio Criciúma Faz Bem 2025, promovido pela NSCTV.

A premiação, que chega à segunda edição, tem seis categorias e os vencedores serão definidos pelo público por meio de votação popular, disponível na página G1 SC até 31 de outubro. Neste ano, o destaque fica para a criação da categoria Antonietas, que valoriza mulheres protagonistas de iniciativas transformadoras na cidade. 

Na categoria Antonietas, representam a Unesc as professoras Aline Eyng Savi e Morgana Cirimbelli Gaidzinski. Já no esporte, os finalistas ligados à Universidade são os projetos Tartaruga e Anjos do Futsal.

Categoria Antonietas:

Aline Eyng Savi – arquiteta, professora universitária e palestrante sobre inclusão. Cadeirante, é especialista em Acessibilidade Arquitetônica.

Morgana Cirimbelli Gaidzinski – bióloga e professora universitária, fundadora do Museu de Zoologia da Unesc. É escritora e membro da Academia Criciumense de Letras.

Para Aline, cada voto recebido neste prêmio simboliza o apoio a essa causa, a causa de uma cidade que acredita na diversidade, na acessibilidade e na valorização das diferenças como força. “Levo comigo o orgulho de ser parte dessa Universidade que tanto contribui para o desenvolvimento humano e social, e o compromisso de seguir trabalhando para que o ambiente acadêmico, urbano e profissional sejam, de fato, acessíveis a todos”, comentou.

Morgana destacou a honra de figurar na categoria que homenageia Antonieta de Barros, educadora e pioneira na política catarinense. “Ser indicada ao Prêmio Criciúma Faz Bem, na categoria Antonietas, que homenageia Antonieta de Barros, grande defensora da educação, é uma grande honra. Como educadora, esse reconhecimento reforça ainda mais minha paixão e meu compromisso com o poder transformador da educação”, comentou Morgana.

Categoria Esporte

Na área esportiva, a Unesc também marca presença com dois projetos de forte impacto social:

Projeto Tartaruga – oferece aulas gratuitas de natação para idosos que tenham hipertensão, diabetes ou depressão. Ajuda a promover autonomia funcional e saúde mental e física por meio do esporte.

Anjos do Futsal – projeto social e esportivo que visa formar cidadãos através da prática do futsal para crianças e adolescentes. O programa começou em 2001 e atende mais de mil crianças em 24 cidades. 

O professor Luciano Acordi, coordenador do projeto Tartaruga, ressaltou a emoção da indicação. “Estar nessa final é uma honra e uma motivação para seguirmos transformando vidas dentro e fora da água. Somos gratos à Unesc, que nos apoia, e principalmente aos idosos que confiam em nós e nos inspiram todos os dias”, comentou Acordi.

O professor Fagner Amauri da Silva Viana também falou da importância da premiação para o projeto Anjos do Futsal. “É uma alegria imensa ver o Anjos do Futsal entre os finalistas do Prêmio Criciúma Faz Bem. Esse reconhecimento não é só nosso, mas de cada criança, adolescente, família e comunidade que acredita na força transformadora do esporte”, comentou ele.

Valorizar e dar notoriedade

A proposta da premiação, conforme a coordenadora de telejornalismo da NSC Criciúma, Denise de Medeiros, tem o objetivo de valorizar e dar visibilidade aos bons exemplos. “Queremos enaltecer o trabalho dessas pessoas que fazem a diferença na comunidade. Nada melhor do que contar com os telespectadores, a própria comunidade, indicando e escolhendo aqueles que consideram pessoas de destaque nessas áreas e honrando seus esforços”, explica.

Os finalistas, de acordo com a coordenadora, foram indicados pelo público do Jornal do Almoço e por um comitê formado por profissionais da emissora e apoiadores. As personalidades indicadas serão apresentadas em reportagens no JA Criciúma nos próximos dias e a escolha dos vencedores será realizada por votação popular, no site G1 Santa Catarina. 

A votação é realizada de forma virtual por meio do link: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/votacao/criciuma-faz-bem-2025-quem-deve-ganhar-na-categoria-antonietas-09jCzvxLrX.ghtml

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *