
O bairro Laranjinha, em Criciúma, foi palco de muita diversão, integração e aprendizado com a realização do ViverCom, neste sábado (11/10). A ação foi promovida em comemoração ao Dia das Crianças. A iniciativa reuniu a comunidade do bairro em uma programação especial, com brinquedos infláveis, brincadeiras tradicionais, atividades físicas e momentos de resgate da infância, em parceria com a Rádio Jovem Pan e com o curso de Educação Física da Unesc.
A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Sheila Martignago Saleh, enfatizou o papel da Universidade em estar presente nas comunidades e integrar Ensino e Extensão. “Momentos como o ViverCom mostram na prática como essa união transforma realidades. A presença dos estudantes do curso de Educação Física, promovendo recreação, lazer e esporte para as crianças, reforça o compromisso da Universidade com o desenvolvimento humano e comunitário”.
A ação também foi reconhecida pelo Prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, que ressaltou a importância da Unesc como Instituição comprometida com a sociedade. “A Universidade tem em seu DNA a Extensão Comunitária, levando o conhecimento acadêmico para fora dos muros e colocando à disposição da comunidade”, pontua o Prefeito.
Mais do que proporcionar lazer, o evento foi uma oportunidade de prática e formação para os acadêmicos. Conforme a professora Jhenifer De Almeida Bernardo, do curso de Educação Física, a ação está diretamente ligada ao compromisso da Unesc com a Extensão Comunitária. “Ao participar do projeto, os estudantes não apenas qualificam sua formação profissional, mas também desenvolvem a dimensão humana, ao interagir com a comunidade e promover conhecimento e sociabilidade”, ressalta.
O estudante Everton de Sousa, da primeira fase do curso, destacou o quanto o projeto contribui para aproximar teoria e prática. “Participar do ViverCom permitiu colocar em ação o que é aprendido em sala de aula, planejando atividades, interagindo com o público e vivenciando a troca de experiências com a comunidade”, comenta.