Geral

Egressa da Unesc conquista o direito de exercer a advocacia na Itália

O juramento profissional ocorreu em setembro deste ano. (Foto: Divulgação)

Alaenia Alessio, egressa do curso de Direito da Unesc, acaba de conquistar um marco significativo em sua trajetória: o direito de exercer a advocacia na Itália. O juramento, realizado em 3 de setembro de 2025, garantiu sua inscrição na Ordem dos Advogados de Gênova e consolidou um sonho construído com perseverança e dedicação.

A trajetória é marcada por desafios e superações. Ela iniciou a graduação em Direito aos 36 anos, conciliando os estudos com a maternidade de três filhos pequenos. Bolsista da Universidade, conquistou a aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil e, posteriormente, ampliou sua carreira para o cenário internacional, passando a atuar também em Portugal. Agora, celebra o tão almejado reconhecimento profissional em solo italiano, país de suas raízes familiares.

Com atuação voltada ao Direito Processual Civil e ao Direito Internacional, a advogada pretende dedicar-se especialmente às demandas de reconhecimento da cidadania italiana para descendentes de imigrantes que, assim como seus antepassados, deixaram a Itália em busca de novas oportunidades no Brasil.


“Este é um sonho que se torna realidade. A Unesc fez parte fundamental da minha história, e agora quero retribuir ajudando outras pessoas a resgatar sua identidade italiana por meio da Justiça”, destaca Alaenia.

A reitora em exercício Gisele Silveira Coelho Lopes, enfatiza que a história de Alaenia é prova viva de que a educação transforma destinos e abre caminhos que muitas vezes parecem inatingíveis. “Ver uma egressa da nossa Universidade conquistar espaço internacional, representando a advocacia brasileira em Portugal e agora na Itália, é motivo de grande celebração. A trajetória dela inspira nossos estudantes e ratifica a missão comunitária da Unesc que é formar profissionais capazes de atuar com excelência em qualquer parte do mundo, levando consigo os valores que aprenderam aqui”, descreve.

A advogada explica que sua fluência em italiano, adquirida após 12 anos vivendo em Milão, foi fundamental para o processo de inscrição. “Para conseguir ser inscrito na Ordem dos Advogados na Itália é necessário ter um título europeu de advogado em qualquer país da União Europeia e, a partir daí passar por todo o processo especificado por cada Ordem em seu regimento”, detalha.

Formada em julho de 2021 pela Unesc, Alaenia agora se prepara para um novo desafio. “Trabalharei única e exclusivamente com reconhecimento de cidadania italiana pela via judicial. É um campo desafiador, principalmente por ser bastante diferente do ordenamento jurídico brasileiro, sobretudo na questão processual”, ressalta.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *