
O Centro de Inovação Criciúma (CRIO), gerido pela Unesc, está com o edital aberto para novas empresas residentes com projetos inovadores. O Edital de Seleção nº 01/2025, em fluxo contínuo, busca fortalecer o ecossistema empreendedor da região, oferecendo infraestrutura, suporte técnico e conexões estratégicas para acelerar o desenvolvimento de negócios e de novas tecnologias.
Para a reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, o CRIO cumpre um papel estratégico no fomento ao empreendedorismo e à inovação no Sul de Santa Catarina e esta é uma excelente oportunidade para que empreendedores encontrem neste espaço uma forma de alavancarem seus negócios em um ambiente de alto nível.
Podem inscrever-se empresas legalmente constituídas que apresentem projetos inovadores com alto potencial de crescimento, impacto econômico e social. As propostas serão avaliadas de acordo com critérios como grau de inovação, viabilidade técnica e financeira, potencial de mercado e impacto no ecossistema regional.
“O Centro de Inovação Criciúma é um espaço de conexão entre Universidade, empresas, setor público e sociedade. Nosso objetivo é apoiar negócios que tragam soluções criativas e sustentáveis, que além de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico regional, gerem impacto positivo para a comunidade em geral”, destacou.
Os empreendimentos selecionados terão acesso ao espaço físico no CRIO, distribuídos entre o primeiro e o segundo pavimentos do prédio, além de serviços compartilhados como recepção, segurança, internet, salas de reunião e auditório. Também poderão participar de ações de capacitação, workshops e atividades de integração com universidades, institutos de pesquisa e demais parceiros do ecossistema de inovação.
“Além de fomentar a inovação, o CRIO acolhe empreendedores, startups e núcleos de P&D de empresas. Os empreendedores encontram o ambiente, a assessoria e a infraestrutura necessários para transformar ideias inovadoras em negócios de alto valor agregado”, enfatizou a gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc e gestora do CRIO, Elenice Padoin Juliani Engel.
Prazo de permanência e investimentos
A modalidade de participação prevê período inicial de 24 meses, prorrogável por mais períodos. As condições de permanência variam de acordo com o porte da empresa e a fase de desenvolvimento do projeto, com valores de locação diferenciados para startups em estágio inicial e empresas já consolidadas.
No ato da inscrição é necessário apresentar documentos como contrato social, CNPJ, certidões de regularidade fiscal e descrição do modelo de negócio do projeto. O edital não estabelece prazo final, mas as propostas submetidas até o dia 20 de cada mês são avaliadas no respectivo ciclo mensal, com resultados preliminares divulgados em até 10 dias úteis.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico disponível no link: forms.gle/gArRMYYnaJUREd287
O edital completo de seleção de empresas residentes está disponível no site do CRIO em https://criocriciuma.com.br/documentos. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail crio@unesc.net ou diretamente no site oficial do CRIO.
Texto: Janine Limas/Innovazione ESG e Marketing