
A Unesc recebeu nesta terça-feira (7/10), a acadêmica romena Ioana-Catalina Caraveteanu, que permanecerá na Instituição para vivências acadêmicas e culturais no âmbito da internacionalização. Ela foi acolhida pela pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Vanessa Moraes de Andrade, e pela assessora do Escritório de Relações Internacionais, Cinara Ludvig Gonçalves, que falaram sobre a estrutura e os projetos de Pesquisa desenvolvidos na Universidade.
Durante a recepção, a pró-reitora destacou o papel da Unesc como referência em Ensino, Pesquisa e Extensão, e explicou a organização institucional a Ioana-Catalina, que cursa Medicina em seu país. “Possuímos uma estrutura integrada, com profissionais dedicados e projetos que buscam unir ciência, inovação e impacto social. Será uma excelente oportunidade de troca de experiências”, afirmou.
Ioana-Catalina chegou à Unesc por meio do programa de intercâmbio do International Federation of Medical Students’ Associations (IFMSA), que tem a acadêmica de Medicina da Universidade, Sofia Favarin Salzberg como diretora local de Intercâmbio Internacional de Pesquisa, e que também participou da recepção.
No período que permanecer na Instituição, a estudante romena frequentará o Laboratório de Pesquisa em Genética Toxicológica, coordenado, justamente, pela pró-reitora Vanessa. Interessada em estudos relacionados à ginecologia e gestação, a estudante demonstrou entusiasmo ao conhecer projetos da área da saúde. “Gostei muito das pesquisas, especialmente voltadas à gestação. Tenho grande interesse por esse tema e pela área médica e social das doenças relacionadas à gravidez”, contou.
A assessora do Escritório de Relações Internacionais, Cinara Ludvig Gonçalves, ressaltou o crescimento do intercâmbio científico na Instituição. “É uma alegria receber mais uma estudante estrangeira. A Ioana é a terceira acadêmica que chega por meio deste programa, que já contou com participantes de Gana e do Catar. Essas experiências fortalecem o ambiente acadêmico e ampliam a visão de mundo dos nossos estudantes”, comentou.