Ações Comunitárias

Unesc sedia evento em comemoração ao Dia Nacional do Idoso e Internacional da Terceira Idade

Evento aconteceu no Auditório Ruy Hülse com palestra e apresentações artísticas (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

A tarde desta quarta-feira (1º/10) foi de aprendizado e diversão nas comemorações do Dia Nacional do Idoso e Internacional da Terceira Idade. O evento, organizado pelo Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa de Criciúma (CMDI), teva a Unesc como anfitriã e membro da instituição representativa, acolhendo idosos das Instituições de Longa Permanência (LPI), do Programa de Atenção Multidisciplinar à Saúde do Idoso (Pamsi) da Universidade e demais grupos da cidade, no Auditório Ruy Hülse.

“Convidamos dois palestrantes para orientar nosso público. A professora a médica geriatra Cláudia Heluany e o policial civil da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAM), Ronaldo Ribeiro Borges. Após a participação dos convidados, tivemos apresentações artísticas e um saboroso coffee break, oferecido aos presentes”, resume a vice-presidente do CDMI, Maria Dione Gomes Antunes.

Pamsi

As coordenadoras do projeto de Extensão Pamsi aproveitaram as atividades para, juntos dos integrantes do programa, participarem do evento. Conforme a professora do curso de Enfermagem e conselheira do CDMI, Susana Raquel Périco Pavei, por meio do projeto foi possível convidar a geriatra Cláudia Heluany, com grande experiência na área, para falar sobre o envelhecimento com qualidade.

“Atualmente nós trabalhamos com 50 idosos acima dos 60 anos, tendo como a principal atividade a hidroginástica. São dois dias da semana com dois grupos compostos por 25 pessoas, que durante todo ano participam das nossas atividades. Hoje, neste dia especial e importante, estamos aqui aproveitando a programação comemorativa”, comentou Susana.

Reserva técnica

O tema da palestra da médica Cláudia, foi focado no envelhecimento sadio. “Destaquei aos presentes que é importante criar reservas, fazer a prevenção, praticar a saúde social, emocional e física, para envelhecer cada vez melhor. Quando eu falo em reserva de saúde, a pessoa tem que tomar as vacinas, se alimentar de forma saudável, não comer gorduras, participar de grupos sociais, participar da família, ter uma cabeça boa, participar dos grupos de idosos. Tudo isso cria reservas para você envelhecer melhor. E isso é para a vida inteira. A criança bem cuidada, cria uma reserva para o resto da vida. O adulto que cuida da pressão arterial, da diabetes, do colesterol, está evitando de ter complicações futuras e vai envelhecer melhor. O idoso precisa de mais reservas e consegue isso, praticando atividades físicas, se alimentando bem e tendo uma vida regrada”, explicou a médica.

Prevenção

O policial civil, atuante na DPCAM, Ronaldo Ribeiro Borges, alertou aos idosos a importância da prevenção.
“Falei muito mais da questão da prevenção e da busca por ajuda no caso da ocorrência de violência. Foi uma conversa para alertá-los,que em caso de maus tratos, busquem ajuda, denunciem para que a polícia possa agir e ajudar”, alertou o policial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *