Extensão

Projeto de biblioterapia da Unesc promove
encontros terapêuticos por meio da leitura 

Iniciativa reúne participantes todas as quintas-feiras para fortalecer vínculos com a interpretação de textos (Foto: João Brito)

O projeto de biblioterapia Conto Expressão, da Unesc, promoveu, na última quarta-feira (24/9), um encontro no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Santa Luzia, em Criciúma. Sob coordenação da professora Janine Moreira, idealizadora da iniciativa, a atividade reuniu comunidade e acadêmicos com o propósito de estimular trocas emocionais e reflexões a partir da leitura compartilhada de textos.

Conforme explica a professora Janine Moreira, o intuito é fortalecer os laços entre os participantes. “Que o texto seja referência para que todos possam se expressar, encontrar as pessoas e se sentirem em comunidade”, ressalta. A mediação conta também com a participação dos professores Gladir Cabral e Leandro de Bonna Dias.

O psicólogo do Cras, Alaor Luís Limberger, ressalta a importância do projeto na evolução dos participantes. “Esse projeto, exclusivamente, não tem regras. Estamos aqui para ler o livro, conversar, aproveitar o tempo para conseguir ouvir o outro e construirmos um espaço de troca”, afirma. 

A iniciativa, que hoje conta com média de sete participantes por encontro, se consolida como uma ação contínua de extensão universitária alinhada à saúde mental da comunidade.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *