Extensão

Projeto da Unesc para pacientes com parkinson
inicia semestre com avanços

Programa da Unesc integra ciência, cuidado e inovação no tratamento da doença de Parkinson (Foto: João Brito)

Na tarde de quarta-feira (17/9), o Programa de Atendimento aos Portadores de Parkinson (ProPark) realizou mais uma reunião de grupo. Desta vez, além dos exercícios físicos, o encontro foi marcado pelo início do tratamento com o Canabidiol (CBD), medicamento derivado da Cannabis. O fato é inédito e representa uma significativa esperança no tratamento dos pacientes.

“O estudo com o uso do Canabidiol é o primeiro da Unesc voltado a pacientes com Parkinson e também um dos pioneiros no Sul do estado. A pesquisa representa um avanço importante na busca por alternativas de tratamento e reforça o compromisso da Universidade com a inovação”, afirma Carlos.

Liderado pelos professores Carlos Victor Rigobello e Rubya Pereira Zaccaron, o projeto de Extensão reúne áreas como Farmacologia, Fisioterapia, Enfermagem e Educação Física. O objetivo é oferecer acolhimento completo, cuidando da saúde física, emocional e psicológica dos pacientes e de seus familiares.

O projeto, que hoje conta com mais de 50 pacientes, é conduzido principalmente pelas estagiárias do curso de  Fisioterapia. São elas que planejam os exercícios e acompanham de perto a evolução dos grupos. “Mesmo sendo encontros em grupo, nós adaptamos os exercícios para a necessidade de cada paciente”, explica a estagiária da 2ª fase do curso de Fisioterapia, Louise de Oliveira.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *