Extensão

Estudantes do Ensino Médio aprendem Estatística e Business Intelligence em projeto de Extensão da Unesc

Projeto Gestores do Futuro oportuniza aprendizados a estudantes do Cedup (Fotos: Mayara Cardoso/ Agecom Unesc)

Alunos do curso técnico em Administração do Cedup Abilio Paulo tiveram, na última semana, uma experiência diferente de aprendizado ao participar da oficina “Gestores do Futuro: Oficinas de Estatística e Business Intelligence (BI) para Estudantes do Ensino Médio”, projeto de Extensão da Unesc. A iniciativa busca aproximar jovens do universo da Estatística e do BI, promovendo um aprendizado prático e conectado às demandas atuais do mercado.

O objetivo do projeto é criar um ambiente de ensino colaborativo, fundamentado na pedagogia freireana, valorizando a autonomia e o protagonismo dos estudantes. As oficinas propõem a aplicação de conceitos de Estatística e BI em situações reais, estimulando o pensamento crítico e a compreensão ética no uso de dados.

Durante a atividade, realizada nos laboratórios de informática da Unesc, os alunos tiveram contato com o Power BI, desenvolvendo seus primeiros dashboards e compreendendo como a Estatística pode se tornar uma ferramenta visual e prática de apoio à tomada de decisões.

Para o coordenador do projeto, professor doutor Afonso Valau Junior, a oficina mostra na prática o impacto positivo da universidade na formação dos jovens.

“Os alunos não apenas aprendem conceitos, mas também constroem competências essenciais para sua atuação profissional e para o desenvolvimento da região, reforçando o compromisso da Unesc em articular ensino, pesquisa e extensão”, destacou.

O bolsista do projeto e estudante de Ciências Econômicas, Eduardo Tibincoski, também celebrou a oportunidade. “Os alunos puderam usar o Power BI para montar seus primeiros dashboards e perceberam, de forma simples e prática, como a Estatística pode virar algo útil para entender a realidade e apoiar decisões”, apontou.

A atividade foi avaliada de forma positiva pelos estudantes do Cedup. “Tivemos um novo aprendizado, algo que vai contribuir para nosso Plano de Negócios. Os professores nos ajudaram a descomplicar o entendimento da Estatística, algo que vemos no dia a dia”, relatou Frank Rinaldo Figueira de Souza Júnior.

Para o professor do Cedup, Max Richard Coelho Verginio, a iniciativa representa um diferencial na formação técnica dos alunos. “Essa iniciativa fortalece a articulação entre a Unesc e o Cedup. O uso da ferramenta BI despertou o interesse dos alunos por tecnologia, podendo ser utilizado por eles para o Plano de Negócios”, avaliou.

O projeto Gestores do Futuro seguirá promovendo novas oficinas junto a escolas do Território Paulo Freire II – Pinheirinho | Universitário, ampliando o acesso de estudantes do Ensino Médio a ferramentas estratégicas para sua formação acadêmica e profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *