
No último sábado (13/9), os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, realizaram uma visita de campo ao centro histórico do município de Nova Veneza. A atividade, conduzida pelo professor Jorge Luiz Vieira, teve o objetivo de incentivar o processo de reconhecimento territorial.
O grupo percorreu um recorte urbano central da cidade e registrou por meio de fotos, vídeos, croquis e anotações os principais elementos da paisagem urbana e arquitetônica. O espaço escolhido envolve áreas de propriedade pública e privada, onde se destacam a chaminé da antiga fábrica de derivados de suínos da família Bortoluzzi e o Palazzo Delle Acque.
Para o professor Jorge, a atividade reforça a importância do contato direto com o espaço urbano. Segundo ele, “a visita de campo permite aos alunos compreenderem de forma concreta as dinâmicas da cidade. A partir desse reconhecimento, eles conseguem propor soluções mais assertivas, articulando teoria e prática no enfrentamento de problemas reais de planejamento urbano”, destaca.
O egresso do curso, Mateus Filisbino, destacou o valor da parceria entre a Universidade e o município. “É uma satisfação receber os estudantes no território. Essa colaboração com a Unesc fortalece os projetos municipais e aproxima a comunidade acadêmica da gestão pública, possibilitando propostas inovadoras para o desenvolvimento urbano de Nova Veneza”, afirma Mateus.