
O curso de Administração e Comércio Exterior da Unesc recebeu Moção de Aplauso da Câmara de Vereadores de Criciúma, em reconhecimento aos 50 anos de contribuição acadêmica, social e profissional. A homenagem, proposta pelo vereador Nicola Martins, ressalta a relevância histórica da graduação, que ao longo de cinco décadas formou profissionais que atuam em diversos setores e contribuem com a economia e o desenvolvimento do Sul catarinense.
“Celebramos hoje 50 anos do curso de Administração da Unesc, enquanto a profissão de administrador no Brasil completa 60 anos. Essa sintonia mostra a força e o impacto na vida de tantas pessoas. Continuemos defendendo essa carreira, que vale a pena, não apenas como profissão, mas como missão de transformar vidas e contribuir com o desenvolvimento social e econômico da região. Que venham mais 50 anos. Faço aqui um pacto de que estarei junto, vibrando, mesmo que em outro lugar, para celebrar os 100 anos do nosso curso de Administração”, enfatizou a reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, que é egressa e professora do curso.
Ela ainda aproveitou para agradecer o vereador Nicola, que leciona no curso de Administração da Universidade. É gratificante ver um professor nosso representando tão bem a sociedade. Muito obrigada pela Moção de Aplauso. Sinto-me contemplada nela, porque, mesmo em missão na Reitoria, continuo como parte do curso e do grupo de professores de Administração, que é a minha casa e minha paixão”, acrescentou.
Mensagem
Por meio de vídeo, a reitora licenciada Luciane Bisognin Ceretta salientou que tem grande carinho pelo curso, onde iniciou a trajetória na Unesc há mais de 30 anos. “Agradeço ao vereador Nicola Martins, pela proposição desta Moção de Aplauso, e a cada um dos vereadores e vereadoras, parceiros especiais da nossa Universidade ao longo dos 57 anos da Unesc e desses 50 anos do curso de Administração. A todos vocês, o nosso abraço e o nosso reconhecimento. Ao coordenador e ao coordenador adjunto do curso, professores Thiago Francisco e Edinho, deixo meu agradecimento, carinho, respeito e admiração pelo modo como conduzem essa graduação, colocando-a no topo dos cursos de Administração do país, tal a excelência acadêmica apresentada ao longo dos anos”, citou.
A cerimônia, realizada no Auditório Ruy Hülse, no campus da Universidade celebrou ainda a contribuição de professores, acadêmicos e egressos na construção de uma sociedade mais qualificada e engajada.
“É uma honra imensa fazer parte deste momento, em um dos cursos mais tradicionais da Universidade, que já formou um número expressivo de egressos. No mesmo ano em que celebramos os 60 anos da profissão, é especialmente gratificante comemorar os 50 anos de um curso que participou ativamente da construção social, econômica e estrutural da sociedade do Sul catarinense. Este dia representa a história de muitas pessoas que ajudaram a construir esse legado. É um momento de alegria, mas também de grande responsabilidade”, salientou o coordenador Thiago Francisco.
A cerimônia de entrega da homenagem ocorreu dentro da Semana Acadêmica do curso que segue até sexta-feira (12/9), com diversas palestras e oficinas.
O vereador proponente da homenagem, Nicola Martins, tem forte ligação com o curso, pois é formado em Administração Pública e também fez o Mestrado na Unesc. “Desde 2021, tenho a honra de lecionar a disciplina de Administração Pública, que antes era optativa e hoje se tornou obrigatória. Propor essa moção é homenagear os 50 anos de muitos profissionais que foram formados e que, muitas vezes, retornam para lecionar. Cada vereador tem direito a duas moções de aplauso por ano e fiz questão de destinar uma delas ao nosso curso de Administração, que é um dos mais antigos da Universidade e motivo de grande orgulho”, afirmou.
Primeiros formados
No último dia 4 de agosto, o curso de Administração comemorou os 46 anos da formatura da primeira turma, que concluiu a graduação em 1979, pela então Escola Superior de Ciências Contábeis e Administrativas (Escca), embrião dos cursos da área de gestão na Instituição.
Com uma trajetória marcada pela formação de mais de cinco mil profissionais, o curso consolidou-se como referência em ensino de Administração na região, sempre atento às transformações do mercado e às demandas da sociedade.
“São 50 anos de história, e essa conquista é de todos nós: do curso, da Instituição e de todos que estiveram envolvidos ao longo desse tempo. É uma honra receber a Moção de Aplauso e poder compartilhar esse momento com o pessoal que está aqui presente”, ressaltou o presidente do Centro Acadêmico (CA), Gabriel Freitas.
O coordenador-adjunto, Edson Ribeiro lembrou que mais de 50 professores já foram formados, muitos deles atuam na Unesc. “É um curso relevante para a sociedade e para o desenvolvimento socioeconômico regional. E acredito que seguirá por muito mais tempo. Para se ter uma ideia, nos últimos seis anos renovamos 50% do corpo docente. Assim como eu, que já estou aqui há 30 anos, esses novos professores também devem permanecer por décadas”, falou.
- Fotos: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc