Institucional

Unesc abre Sipat com foco em saúde,
bem-estar e inteligência artificial

Evento promove reflexões sobre cuidado humano e uso consciente da tecnologia no ambiente de trabalho. (Fotos: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc)

A Unesc iniciou, nesta quarta-feira (10/9), à 19ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), com o tema “Conecte-se com o que importa: saúde e bem-estar na era da Inteligência Artificial”. Promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipa) e pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), o evento reuniu professores, funcionários e membros da gestão para discutir tecnologia, segurança e bem-estar.

A palestra de abertura foi proferida por Christian Engelmann e teve como assunto “Cuidar de Si na era da IA: Inteligência Artificial como aliada no bem-estar”. O momento ainda contou com reflexões sobre a integração entre Inteligência Artificial e cuidado humano. A reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes, enfatizou que a tecnologia deve ser aliada, mas que gestos simples, como um abraço ou um “bom dia”, continuam insubstituíveis.

“Nada substitui o abraço, o bom dia, o ‘como você está?’ Pequenos gestos podem transformar o dia de alguém. A Inteligência Artificial é uma aliada, mas não substitui o cuidado humano”, afirmou, lembrando também aos participantes do Picnic Day, marcado para 20 de setembro, como momento de integração e confraternização no campus da Universidade.

Gisele promoveu uma reflexão mais ampla sobre autoconhecimento e relações humanas ao convidar todos a se reconectar consigo mesmos, valorizar a convivência saudável e reconhecer a importância de cada gesto no cotidiano. “Precisamos nos reconectar consigo mesmo. É preciso se conhecer para entender o significado da nossa existência e o quanto podemos contribuir nos diferentes espaços que atuamos. Não é o WhatsApp, não é o computador que vai resolver tudo. Precisamos nos permitir olhar no olho, cumprimentar, dizer que bom te ter aqui. Nosso estudante chega todo dia querendo um ‘oi’, um abraço, uma presença. Reconheça a sua grandeza, mas também a sua pequenez, e ajude o outro a evoluir tanto quanto você”, acrescentou.

Reconexão humana em meio à era digital

Durante a abertura, a presidente da Cipa, Elisangela Machado, ressaltou como a tecnologia já está presente na rotina de trabalho e na vida cotidiana. “Atividades repetitivas podem ser facilitadas ou automatizadas, mas a empatia e o cuidado interpessoal permanecem insubstituíveis. Precisamos usar a inteligência artificial como aliada e, ao mesmo tempo, manter a humanização nas relações”, comentou.

Para a coordenadora do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH), Mariléia Maciel, a edição da Sipat deste ano é um momento para refletir sobre atualização profissional e uso consciente da tecnologia.

“A IA é uma aliada do nosso trabalho e da nossa vida. Precisamos nos requalificar, nos atualizar constantemente e usar as ferramentas a nosso favor, mas jamais perder a empatia e o cuidado com os outros”, disse.

Tecnologia aliada, mas não substituta do cuidado humano

O pró-reitor de Administração e Finanças, José Otávio Feltrin, abordou a importância de usar a inteligência artificial de forma consciente. Para ele, embora a tecnologia possa auxiliar na prevenção de acidentes e na gestão, a responsabilidade final é humana. “É preciso cuidado. A Inteligência Artificial, se não for usada corretamente, pode causar mais problemas que soluções. Façam bom uso da tecnologia, mas lembrem-se: ela deve nos ajudar a nos tornar seres humanos melhores”, declarou.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão, Vanessa Moraes de Andrade, abordou uma perspectiva mais afetiva e humana. Com quase 20 anos na Universidade, ela lembrou o poder de gestos simples no cotidiano. “Um gesto de acolhimento pode mudar o dia de alguém. A Sipat da Unesc valoriza a saúde, a ergonomia, a prática de atividades físicas e a alimentação saudável. Aproveitem as oportunidades que a universidade oferece para cuidar de vocês e dos colegas”, disse.

Programação prática e reflexões sobre prevenção

A programação da 19ª Sipat inclui simulado de combate a incêndio, realizado na manhã desta quarta-feira (10/9), palestras sobre sono e segurança, relações profissionais respeitosas, massagem craniana e facial, auriculoterapia e uma reflexão sobre meio ambiente com o filme WALL-E.

O coordenador do Sesmt, Edson Luiz da Silva, reforçou a importância da prevenção para proteger a comunidade acadêmica. “Cuidar da saúde e da integridade dos colaboradores é a nossa missão. Os acidentes atingem não apenas o indivíduo, mas também sua família. Por isso, a prevenção é responsabilidade de todos”, ressaltou.

 

Programação do 19º Sipat Unesc

10/09

  • 10h | Simulado de Combate a Incêndio (somente cipeiros e brigadistas)
    Bloco S
  • 14h | Palestra de Abertura: Cuidar de si na era da IA – Inteligência Artificial como aliada no bem-estar
    Auditório Edson Rodrigues (Bloco P, sala 105)

 11/09

  • 10h – 12h | Sono e Segurança no Ambiente de Trabalho: como a IA pode ajudar
    Auditório Edson Rodrigues (Bloco P, sala 105)
  • 14h – 15h | Grupo Alcoólicos Anônimos na comunidade
    Auditório Edson Rodrigues (Bloco P, sala 105)
  • 15h – 17h | Relações profissionais respeitosas: diversidade, dignidade e prevenção de violências
    Auditório Edson Rodrigues (Bloco P, sala 105)

12/09

  • 09h – 11h | Massagem craniana e facial
    Bloco P, 1º andar
  • 10h – 12h | Auriculoterapia
    Bloco P, 1º andar
  • 14h – 16h | WALL-E – Uma reflexão sobre meio ambiente e cuidado com o planeta
    Auditório Edson Rodrigues (Bloco P, sala 105)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *