
Estudantes e professores da Unesc, da Universidade Federal do Paraná – Campus Litoral e da Rede Municipal de Ensino de Criciúma, que constituem o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Escola (GEPEFE), participaram, de 1º a 6 de setembro, do 24º Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e 11º Congresso Internacional de Ciências do Esporte (Conbrace), realizado pelo Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), na Universidade de São Paulo (USP).
O Congresso é organizado em torno de 14 Grupos de Trabalhos Temáticos (GTTs), os quais contemplam temáticas que vão da atividade física e saúde, escola, perpassando pelo mundo do trabalho, relações étnico-raciais, movimentos sociais até o treinamento esportivo. Os GTTs são instâncias organizativas do CBCE em que se aglutinam pesquisadores com interesses comuns em temas específicos, tornando-os polos de reflexão, produção e difusão de conhecimento sobre os referidos temas.
No evento, os alunos e professores do GEPEFE, liderados pelo professor doutor Vidalcir Ortigara, docente do PPGE e do curso de Educação Física da Unesc, apresentaram 11 trabalhos. Desses, quatro foram comunicações orais com os títulos: Proposições sobre o conteúdo jogo e seu ensino na escola; O que e como ensinar na Educação Física: reflexões a partir do Coletivo de Autores; Proposições sobre o conteúdo dança e o seu processo de ensino e aprendizagem na escola; O campo da Educação Física – Licenciatura: um estudo sobre a incorporação do habitus no processo de formação inicial.
Conforme Vidalcir, os demais trabalhos foram apresentados em formato de pôster: O Futsal e o desenvolvimento da coordenação motora de estudantes; O objeto de estudo Capoeira: uma proposição a partir da perspectiva crítico superadora; Enigma da esfinge: decifra-me e te “desenvolvo”; O conceito de técnica e suas implicações para a organização do ensino do Futebol na escola; O gesto coreográfico como forma artística da dança: implicações para o ensino; O ensino da ginástica na escola: sistematização dos conhecimentos a serem aprendidos pelos estudantes; Do artístico à sistematização pedagógica: proposições de ensino acerca da arte circense na rede municipal de Criciúma/SC.
“A participação expressiva demonstra a qualidade dos trabalhos produzidos pelo grupo no desenvolvimento das atividades de Pesquisa e Extensão, uma vez que o Conbrace é o maior evento científico nacional na área da Educação Física e das Ciências do Esporte”, destacou.
O Gepefe, constituído em 2007, tem se dedicado a investigar os conteúdos dos objetos da Cultura Corporal e a organização do ensino que melhor possibilita aos alunos da Educação Básica apropriarem-se desses conteúdos. O desenvolvimento das investigações desenvolvidas pelo grupo conta com fomento imprescindível da Unesc e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A participação no evento dos membros que são professores da rede municipal foi propiciada pelo apoio da Prefeitura Municipal de Criciúma.