Geral

Professor Hugo Schwalm é homenageado com plantação de ipê e inauguração de sala que leva seu nome

Muda de ipê-amarelo foi plantada simbolicamente ao lado da sala na qual o docente atuava diariamente (Fotos: Mayara Cardoso/ Agecom Unesc)

O cenário dos “bloquinhos” da Unesc, espaço onde estão os primeiros prédios construídos na Universidade, foi palco de uma homenagem especial na tarde desta terça-feira (9/9). Ao lado do Bloco J, espaço no qual estão alocadas as coordenações dos cursos de Engenharia de Agrimensura e Design, foi plantada simbolicamente uma muda de ipê-amarelo, em homenagem ao professor Hugo Schwalm, coordenador do curso de Engenharia de Agrimensura, falecido há pouco mais de um mês.

 Com a presença de colegas, amigos e da companheira e professora da Universidade, Mágada Tessmann, o momento foi de emoção e reconhecimento ao legado deixado pelo professor. Junto ao plantio, o grupo oficializou o descerramento da placa que dá nome à “Sala de NDE e Reuniões Agrimensura e Design Prof. Engenheiro Hugo Schwalm”.

Para o coordenador do curso de Design, João Rieth, idealizador da homenagem, o ato, embora simples, é muito representativo. “Plantamos essa árvore ao lado da sala que por muito tempo foi a segunda casa de Hugo, ao nosso lado. O ipê representará a presença dele sempre aqui, como seu legado, suas histórias e os aprendizados que compartilhou conosco, que o tempo não apagará”, destacou.

Companheira de Hugo, a professora Mágada Tessmann fez questão de acompanhar a homenagem e, emocionada, agradeceu o olhar carinhoso dos colegas e amigos. “O Hugo gostava muito da natureza e certamente iria apreciar muito esse ipê ao lado da sua sala. Ele viveu intensamente o curso, a Unesc, e esteve aqui, neste espaço, muitas vezes de forma mais intensa do que na própria casa, tamanha dedicação e compromisso. Ele foi um homem muito íntegro, reto, legal, bondoso e que deixa sua marca em todos nós”, pontuou.

Para o grande parceiro de Hugo na coordenação do curso, professor Vanildo Rodrigues, o momento foi de dificuldade para colocar o sentimento em palavras. Emocionado, o colega agradeceu a todos pela homenagem ao grande amigo, enaltecendo o merecimento de todos os reconhecimentos. “Esta será mais uma forma de ele seguir perto de todos nós. Acredito que não devo dizer que perdi um amigo, pois sinto que ele continua e sempre continuará entre nós, seja nas lembranças, na gratidão, nos aprendizados ou nos projetos que daremos continuidade, assim como ele gostaria que fosse”, destacou.

A muda de ipê foi plantada com apoio do Horto Florestal. O presente foi entregue oficialmente às mãos do atual coordenador do curso no último sábado (6/9), no evento que marcou a celebração oficial dos 50 anos do curso de Engenharia de Agrimensura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *