
Em alusão à Independência do Brasil, celebrada no domingo (7/9), o Colégio Unesc promoveu um Ato Cívico que mobilizou cerca de 650 estudantes dos Anos Iniciais (1º ao 5º anos) e dos Anos Finais (6º ao 9º anos). A programação ocorreu em dois momentos: na tarde de quarta-feira (3/9), com um desfile pelas ruas laterais dos blocos XXI A e B, e na manhã desta quinta-feira (4/9), no Ginásio Professor José Antônio Carrilho.
A atividade, marcada pela presença da Banda do 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), proporcionou aos estudantes um momento de reflexão sobre valores como patriotismo, cidadania e respeito à pátria. Para a diretora do Colégio Unesc, Marcela Gava, a iniciativa contribui para fortalecer a consciência histórica e cidadã.
“Mais do que apenas um marco no calendário, o 7 de setembro simboliza o início da liberdade de uma nação e inspira reflexões sobre o processo de construção da identidade brasileira”, destacou.
A cerimônia desta quinta-feira contou com a execução do Hino Nacional e do Hino de Santa Catarina, além da entrada das bandeiras e da apresentação da Banda Marcial do 28º GAC. Criada em 1994, a Banda vem atuando há 27 anos em Criciúma e região, fortalecendo vínculos culturais e sociais por meio da música.
Outro ponto de destaque foi a narração sobre os estados brasileiros, que relembrou a diversidade cultural, histórica e social que compõe a identidade nacional. A abordagem ressaltou as riquezas naturais e econômicas do Brasil, divididas entre suas cinco grandes regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Cada região possui características distintas em termos de clima, relevo, vegetação, atividades econômicas e cultura. Atualmente, o Brasil é dividido em 26 estados e o Distrito Federal, ao todo são 27 unidades federativas.
Desfile de 7 de Setembro
A Unesc estará presente também no desfile cívico-militar em homenagem à Independência do Brasil, que acontece neste domingo (7/9), em Criciúma. Neste ano, o evento celebra o centenário de emancipação político-administrativa do município, com a temática “Criciúma 100 anos: do carvão à inovação, uma cidade que inspira o futuro”.
A Universidade participará com nove carros, que destacarão valores que marcam a identidade da Instituição: Ensino de Excelência; Pesquisa que transforma; Extensão que conecta; Inovação que Transforma Vidas; Compromisso com a comunidade; Saúde e Bem-Estar; Arte, Cultura e Esporte; Desenvolvimento Sustentável para o Bem-Viver; e Referência em Educação.
O desfile terá início às 8h, na Rua da Gente, ao lado do Parque das Nações, reunindo 95 instituições entre escolas municipais, estaduais e particulares, forças de segurança, entidades e representantes da sociedade civil organizada.