
A Unesc será uma das instituições participantes do desfile cívico-militar em homenagem à Independência do Brasil, que acontece neste domingo (7/9), em Criciúma. Neste ano, o evento celebra o centenário de emancipação político-administrativa do município, com a temática “Criciúma 100 anos: do carvão à inovação, uma cidade que inspira o futuro”.
O desfile terá início às 8h, na Rua da Gente, ao lado do Parque das Nações, reunindo 95 instituições entre escolas municipais, estaduais e particulares, forças de segurança, entidades e representantes da sociedade civil organizada.
A Unesc participará com nove carros, que destacarão valores que marcam a identidade da Instituição: Ensino de Excelência; Pesquisa que transforma; Extensão que conecta; Inovação que Transforma Vidas; Compromisso com a comunidade; Saúde e Bem-Estar; Arte, Cultura e Esporte; Desenvolvimento Sustentável para o Bem-Viver; e Referência em Educação.
Para a reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, estar presente no desfile evidencia o papel da Universidade como agente transformador da região. “É com grande alegria que a Unesc se une à comunidade neste momento especial de celebração cívica. O desfile, além de tradição, é a reafirmação dos valores que nos unem como sociedade, o respeito, a cidadania, a educação e a esperança em um futuro melhor”, destaca.
Atos no campus da Unesc
Em alusão à data, o Colégio Unesc promove nesta quarta-feira (3/9), às 16h, um Ato Cívico dentro do campus universitário. Cerca de 250 alunos dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) participarão do desfile, acompanhados da Banda do 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC). O trajeto percorrerá as ruas laterais dos blocos XXI A e B, com saída e retorno ao Colégio.
De acordo com a diretora do Colégio Unesc, Marcela Gava, a iniciativa busca aproximar os estudantes da história do país e fortalecer o sentimento de pertencimento. “Celebrar a independência do Brasil, é um importante papel para enaltecermos a educação cívica no Colégio Unesc. Ele permite que os alunos entendam que fazem parte da história do nosso país, demonstrando patriotismo, fortalecendo o senso de unidade nacional. O Desfile que ocorreu no campus da Unesc, também é um convite à todos que fazem parte do campus e que circulam nesse horário, que conta com a participação da Banda do 28º GAC, reforçando o valor da tradição e da cidadania”, comentou Marcela. Durante a atividade, o trânsito esteve interrompido em duas vias próximas ao percurso, das 15h30 às 16h30.
Abertura da Semana da Pátria
Ainda nesta segunda-feira (1º/9), a reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes, participou da abertura da Semana da Pátria, com a troca da bandeira nacional no Parque da Prefeitura. A solenidade contou com a execução dos hinos da Independência, de Criciúma e Nacional, além do arreamento e hasteamento do Pavilhão Nacional pelo 28º GAC.
O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, destacou a relevância de unir a data ao centenário da cidade. “Celebrar a Semana da Pátria em um ano tão especial para Criciúma carrega um simbolismo ainda maior. Vamos unir o amor à pátria à comemoração dos 100 anos de emancipação da nossa cidade. Essa é uma oportunidade de relembrar a trajetória de Criciúma, construída com trabalho, coragem e dedicação de muitas gerações, e também de reforçar os valores que nos trouxeram até aqui. Ao mesmo tempo, olhamos para o futuro com responsabilidade, projetando uma Criciúma cada vez mais inovadora”, ressaltou o prefeito de Criciúma.
O ato encerrou-se com o acendimento do fogo simbólico, que permanecerá no Parque das Nações até o dia 7 de setembro, data que marca a Independência do Brasil.