Extensão

Valentino – O Tubarão Valente mergulha na imaginação e ganha vida na Unesc

Professores, alunos do colégio Unesc e convidados participaram do evento que ocorreu na tarde desta sexta-feira (29/8), na Universidade (Fotos: Daniela Savi e Décio Batista/Agecom/Unesc)

Professores, estudantes do Colégio Unesc e convidados viveram uma tarde encantada nesta sexta-feira (29/8), na Universidade. O auditório Ruy Hulse transformou-se em um oceano de cores, sons e emoções para o lançamento do livro Valentino – O Tubarão Valente, obra do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski (Muzoo) em parceria com a Editora da Unesc (EdiUnesc).

O livro, que conta com a autoria da professora e bióloga Morgana Cirimbelli Gaidzinski, contou com o apoio de empresas da iniciativa privada que, com sensibilidade e responsabilidade social, acreditaram no poder transformador da cultura e da educação. A publicação contou, ainda, com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Idealizadora e fundadora do Museu de Zoologia que leva seu nome, Morgana tem dedicado sua trajetória à ciência, à educação e à literatura infantil, sempre com o propósito de semear o cuidado com a natureza. Depois de dar vida a personagens como Mel, uma doçura de abelha, a autora apresenta agora Valentino, um tubarão-mangona que ensina sobre coragem, diversidade e preservação.

Entre histórias, músicas e encenações conduzidas pela coreógrafa Paula Gregório Gonçalves e pela equipe do Museu de Zoologia, o público foi convidado a sonhar ao lado do tubarão valente. Crianças, educadores e convidados se deixaram levar pelo universo lúdico que só a literatura é capaz de criar.

“É uma alegria imensa e uma realização ver mais uma obra ganhando vida. Cada lançamento traz a sensação de sonho realizado e o desejo de alcançar ainda mais pessoas com essa história, especialmente as crianças. É emocionante pensar que Valentino vai despertar a curiosidade e o amor pela natureza, além de ensinar que, assim como os animais, as pessoas não são todas iguais, mas todas possuem características únicas e especiais”, disse a autora.

 

Importância da preservação

O livro conta a história de Valentino, um tubarão-mangona (Carcharias taurus), também conhecido popularmente como cação-mangona. Valentino é uma espécie real, muitas vezes julgada pela sua aparência. Seus dentes grandes e pontiagudos, sempre visíveis mesmo com a boca fechada – uma característica marcante da espécie – conferem-lhe um aspecto feroz, o que faz com que enfrente desafios com sua autoimagem.

Ao longo da narrativa, são apresentadas as características dos tubarões, sua importância para o equilíbrio e a saúde dos oceanos, bem como os principais impactos que colocam várias espécies em risco de extinção.

A história de Valentino busca também encorajar as crianças a superar medos e complexos, mostrando que a verdadeira valentia está em se conhecer e se aceitar. Além disso, apresenta a relação de amizade entre Valentino e a equipe do Museu de Zoologia, destacando sua participação nas atividades de educação ambiental junto às crianças que visitam o museu.

A narrativa, ilustrada por Vamber Cabral em 64 páginas, também alerta para os impactos ambientais que ameaçam a sobrevivência dos tubarões, ressaltando a importância de sua preservação.

Mais de nove mil exemplares foram impressos e serão distribuídos gratuitamente em ações educativas do Museu de Zoologia, ampliando o alcance dessa mensagem de amor e respeito à vida.

 

Reconhecimento e emoção

A pró-reitora de Ensino, Graziela Giacomazzo, enfatizou a importância do livro e da tarde proposta. “É gratificante, professora Morgana, ver neste auditório um público tão qualificado, partilhando deste momento tão especial. Como pró-reitora de Ensino, reconhecemos que Valentino dialoga diretamente com nossos cursos, tornando-se uma ferramenta inspiradora e de grande valor formativo. Sem dúvida, é um trabalho fundamental e necessário, especialmente pela temática que contribui para a formação das crianças e para a consciência sobre o meio ambiente”, afirmou.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Vanessa Moraes de Andrade, também deixou sua mensagem de afeto. “Desejamos muito sucesso à Morgana, que siga conosco na Unesc, construindo novas histórias e reforçando sempre a importância de cuidarmos da nossa natureza”, destacou Vanessa.

O editor-chefe da Ediunesc, professor Dimas De Oliveira Estevam, relatou a importância de atingir um público infantil e como o livro impresso tem sido valorizado novamente. “Apoiamos a publicação porque reconhecemos o papel fundamental da editora em colaboração com a Universidade, contribuindo para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão”, citou.

“Eventos como este reforçam o quanto a literatura infantil é essencial. Outro aspecto que nos motiva é o compromisso com a formação de leitores: se não incentivarmos a leitura desde a infância, corremos o risco de não termos leitores no futuro. É por isso que acreditamos tanto nesse segmento. Hoje, temos a alegria de celebrar mais uma obra, desta vez com um número de exemplares ainda maior, o que garantirá a chegada do livro às escolas e a disponibilização para as crianças”, complementou Estevam.

Parcerias que multiplicam sonhos

Empresas que acreditam na transformação pela cultura também apoiaram a obra. São elas: Anjo Química do Brasil; Bistek Supermercados; Clamed – Cia latino Americana de Medicamentos; Farben S.A. Ind´sutria Química; Gendai Comercial de Veículos Ltda; Giassi & Cia Ltda; Giassi Distribuidora de Ferragens e Ferramentas Ltada; SETE Construções S/A; TSA Química do Brasil Ltda., USIPE Indústria e Comércio de Peças Ltda; MOHAWK Revestimentos; Metasul Ferramentas e Materiais para Construção.

 

Outros livros

Morgana publicou seu primeiro livro em 1995, intitulado “Glossário de Biologia”, com o objetivo de facilitar o conhecimento dos termos técnicos e de conceitos científicos empregados na área biológica.

Em 2013 publicou “Os 10 anos do Museu de Zoologia” com a finalidade de apresentar o resultado das atividades desenvolvidas ao longo da primeira década do museu.

Em 2017 entregou ao público a cartilha “Vamos ao Museu”, dirigida para professores, visando proporcionar informações sobre o Museu de Zoologia, a fim de auxilia-los na preparação, organização e na realização de suas visitas.

Ainda no ano de 2017, ela passou a se dedicar a escrever histórias infantis, cujos personagens fazem parte do acervo do Museu de Zoologia da Unesc. Foi quando publicou o primeiro livro infantil “Pintado, o Mascote do Museu”, que narra a história do animal símbolo do Museu de Zoologia da Unesc, o gato maracajá, uma espécie que se encontra ameaçada de extinção.

No ano de 2019, Morgana escreveu seu segundo livro infantil: “Vitorino, a Tartaruga Vitoriosa”, que conta a história de uma tartaruga marinha, conhecida popularmente como cabeçuda.

Vitorino apresenta a beleza e o encanto do fundo dos oceanos, e também os inúmeros impactos ambientais responsáveis pela perda da biodiversidade marinha. As publicações dos livros Pintado o Mascote do Museu e Vitorino a Tartaruga Vitoriosa contaram com o apoio da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, que possibilitou a distribuição gratuita de mais de oito mil exemplares para os alunos das redes pública e privada do município de Criciúma e região.

No ano de 2020, em virtude da pandemia, esses livros passaram a ser disponibilizados sob a forma de e-books e audiolivros animados, por meio do canal da Unesc TV no Youtube e pelo site do Museu de Zoologia da Unesc.

Em 2021, lançou o livro Mel, uma Doçura de Abelha, que narra a história de uma abelha da espécie conhecida popularmente por abelha-do-mel, e apresenta as causas e consequências do desaparecimento das abelhas na natureza. Ao longo da história, são apresentadas as fases características do desenvolvimento das abelhas e suas importantes funções ecológicas para a manutenção da vida no planeta.

 

Mais fotos clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *