
A Unesc recebeu nesta semana a visita do ouvidor do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Luiz Ricardo Pereira Cavalcante e do promotor Alex Cruz. O encontro teve como objetivo propor parceria com a Universidade para ampliar o engajamento das instituições de ensino superior na sensibilização das mulheres vítimas de violência doméstica.
Na oportunidade, os representantes do Ministério Público destacaram a necessidade de criação de um espaço dentro da Universidade que possa realizar o acolhimento das mulheres e encaminhar as ocorrências para o MPSC, além de oferecer apoio psicológico.
Durante a reunião, foram apresentados dois importantes serviços já consolidados na Unesc: a Clínica de Direitos Humanos, que atua diretamente no acolhimento e orientação jurídica, e o Programa Acolher, que oferece atendimento e suporte psicológico gratuito à comunidade.
“Receber o Ministério Público é a confirmação de que estamos no caminho certo, colocando a Unesc a serviço da sociedade. Nossos projetos já desempenham um papel fundamental no acolhimento e na orientação às mulheres que enfrentam situações de violência. Com esta aproximação, ampliamos a nossa responsabilidade e reafirmamos nosso compromisso em ser uma Universidade Comunitária que atua para transformar vidas e garantir direitos”, ressalta a reitora em exercício Gisele Silveira Coelho Lopes.