Ensino

Comunidade de Aprendizagem Docente promove encontros sobre integração, interdisciplinaridade e avaliação

A Comunidade de Aprendizagem Docente da Unesc segue fortalecendo o diálogo e a troca de experiências entre os professores da Universidade, em encontros que unem teoria, prática e inovação pedagógica. Nos últimos encontros realizados em julho e agosto, diferentes grupos de docentes conduziram atividades voltadas a temas centrais do Ensino Superior, como interdisciplinaridade, integração entre ensino, pesquisa e extensão e avaliação de práticas.

No dia 31 de julho, o encontro foi conduzido pela professora Ana Karen Rosado Teixeira, que iniciou a atividade com a escrevivência – momento de relato e partilha do encontro anterior. Em seguida, a professora e diretora Gislene Camargo liderou a atividade temática “Reunião de Avaliação e Encaminhamentos”, organizada pela Assessoria Pedagógica. Esse espaço foi fundamental para relembrar os princípios e objetivos do grupo, conforme estabelecido no edital, além de alinhar os próximos passos da programação.

Já no dia 14 de agosto, foi retomada a sequência de apresentações coletivas prevista no cronograma, com o segundo encontro do Grupo 3. A atividade iniciou com a escrevivência conduzida pelo professor Julio Cesar de Farias Zilli, que compartilhou imagens e relatos do encontro anterior, realizado com a presença da reitora em exercício Gisele Coelho Lopes e da pró-reitora de Ensino Graziela Giacomazzo.

A temática desenvolvida pelo grupo foi “Interdisciplinaridade Entre as Diversas Áreas de Conhecimento da Universidade”, conduzida pelos professores Alfredo, Ana Karen, Fabrizio e Mônica.

A proposta consistiu em dividir os professores em duplas, que elaboraram, a partir de planos de ensino, propostas de atividades interdisciplinares para serem aplicadas em sala de aula. Os resultados foram apresentados em formato de varal, possibilitando a troca de ideias e conclusões.

No dia 21 de agosto, foi a vez do Grupo 4 conduzir o encontro com a temática “Integração das Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade”. A abertura ficou a cargo do professor Cristian Jesus Velasquez Armijo, responsável pela escrevivência e pelo resgate das discussões anteriores. Na sequência, os professores Rodrigo, Grasiela, Menegali e Dipaula conduziram a atividade.

A dinâmica propôs que os participantes fossem divididos em mesas, representando países como Brasil, Alemanha, Japão, África do Sul, Bolívia e México. Ao longo do encontro, os docentes “viajaram” entre três países, socializando e discutindo textos previamente estudados. Cada grupo produziu uma síntese entregue à equipe condutora, que consolidou os resultados em uma nuvem de palavras, posteriormente socializada com todos.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *