
A noite desta quinta-feira (21/8), marcou o lançamento do livro Marlene Soccas: memórias e formação política em tempos de ditadura, publicado pela Editora Unesc. A obra, fruto da dissertação de Mestrado de Rose Méri Nietto, resgata a trajetória da educadora que, aos 90 anos, segue como símbolo de resistência e esperança.
Emocionada, a autora agradeceu aos colaboradores e relembrou a generosidade de Marlene em compartilhar as lembranças. “Estar com ela sempre foi, e ainda é, um aprendizado. Embora só meu nome esteja na capa, este é um trabalho coletivo, construído com muitas mãos e corações”, disse.
Representando a reitoria da Unesc, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Vanessa Moraes de Andrade, ressaltou a importância de transformar pesquisas em obras acessíveis ao público. “O livro tem essa capacidade de sair dos muros da Universidade e alcançar mais pessoas. Tenho certeza de que esta obra vai cumprir esse papel”, citou.
O editor-chefe da Editora Unesc, Dimas de Oliveira Estevam, relatou o prazer em publicar a obra. “Essa obra não é importante apenas para nossa região, mas para o país inteiro, porque é um relato de memória viva. O livro dá visibilidade a essa história e, ao mesmo tempo, leva o nome da nossa editora para outros caminhos, mais distantes”, enfatizou.