Graduação

Estudantes de Direito da Unesc recebem repaginação de Centro Acadêmico 

O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira (15/8), na Universidade (Fotos: Daniela Savi/Agecom Unesc)

Na manhã dessa sexta-feira (15), estudantes de Direito da Unesc celebraram a reinauguração do Centro Acadêmico Benedito Narciso da Rocha, em um evento que reuniu convidados, professores e acadêmicos em clima de gratidão e orgulho pela história construída.

O espaço, que passou por um processo de revitalização, foi entregue aos estudantes com o objetivo de ampliar o ambiente de convivência, diálogo e integração. Mais do que uma estrutura física, o Centro Acadêmico foi descrito pelos presentes como um símbolo de união, força e protagonismo estudantil.

A secretária de Estado da Educação e reitora licenciada da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, que esteve presente no evento, incentivou os acadêmicos a manterem o engajamento coletivo. “Não esqueçam das suas lutas. Lembrem-se de que as lutas são coletivas e que os princípios democráticos desta Instituição precisam sempre ser respeitados. E, acima de tudo, nunca deixem de se indignar diante das injustiças e das dores do mundo. Sejam, de fato, aqueles que contribuem para construir uma Universidade mais forte e para transformar o mundo em um lugar melhor”, disse. “A verdadeira transformação acontece quando estamos inseridos nas Instituições e participamos ativamente dos espaços de decisão”, complementou Luciane.

A reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes, destacou que a Universidade é construída com os estudantes, e não apenas para eles. “Que alegria estar aqui celebrando mais uma conquista do nosso curso de Direito. O Centro Acadêmico representa a convivência, diálogo e a troca de ideias que ultrapassam as fronteiras da sala de aula. A vida acadêmica também é feita dessas relações, das conversas descontraídas, dos debates acalorados e das reflexões compartilhadas. É nesse convívio que construímos vínculos que permanecem por toda a vida”, refletiu Gisele.

“Que este espaço seja também um lugar de aprendizado formativo, não apenas acadêmico, mas humano. O compromisso da Unesc é preparar não só profissionais competentes, mas seres humanos completos, capazes de transformar a sociedade com conhecimento, sensibilidade e propósito”, acrescentou Gisele.

A coordenadora do curso, Márcia Piazza, reforçou a importância do espaço. “Este é um momento muito importante para todos nós. É claro que o nosso curso tem grandeza, estrutura, normas e legislação que o sustentam, mas eu sempre gosto de lembrar que, acima de tudo isso, somos feitos de pessoas, e de um sentimento que, para mim, deve estar muito presente aqui hoje, a gratidão”, frisou.

 

Centro Acadêmico como ponte

O presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), William César de Araújo Martins, lembrou que o verdadeiro valor dos centros acadêmicos está na ocupação ativa por parte dos estudantes. “De nada adiantaria termos esses espaços se os estudantes não estivessem presentes, ocupando-os, participando e contribuindo para a construção de sua própria história. Por isso, atuamos continuamente para que esses ambientes sejam cada vez mais completos, confortáveis e convidativos, tanto para momentos de estudo quanto para descanso e convivência”, destacou.

A presidente do Centro Acadêmico Benedito Narciso da Rocha, Manuela Dagostin Reimberg, emocionou-se ao relembrar a trajetória que levou à reinauguração. “Antes de tudo isso acontecer, pessoas trilharam caminhos para que hoje pudéssemos estar aqui. Receber este espaço foi um presente da Unesc para os acadêmicos de Direito. Durante a reforma, muitos me perguntavam: ‘onde vamos nos encontrar agora?’. Isso mostra o quanto este espaço é importante para nossa convivência. O Centro Acadêmico é a ponte entre o estudante e a universidade, e é uma honra poder representá-los”, observou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *