
O combate ao bullying e ao cyberbullying esteve no centro das atenções no Colégio São Bento nesta semana. Os estudantes do 6º ao 9º ano participaram de uma palestra ministrada pelo advogado, professor e assessor da Reitoria da Unesc, Pedro Henrique Cardoso Hilário, que abordou o tema de forma direta e preventiva, levando informações essenciais para crianças e adolescentes de 11 a 14 anos. O encontro ocorreu no colégio.
O convite partiu da psicóloga responsável pela instituição, que buscou levar aos alunos um momento de conscientização e orientação. “A iniciativa teve como objetivo prevenir situações de violência, esclarecer como agir diante de casos e explicar as consequências legais, especialmente após a tipificação do bullying como crime na legislação brasileira”, explicou Hilário.
Durante o encontro, ele destacou as diferentes formas de bullying, desde o verbal e físico, que ocorrem presencialmente, até o cyberbullying, praticado no ambiente digital por meio de redes sociais e jogos online. Ele alertou para a crescente ocorrência de ofensas virtuais, como comentários maldosos, ataques à aparência ou a características pessoais, muitas vezes feitos em grupos, que podem causar grande sofrimento às vítimas.
“A intenção é que os participantes entendam o impacto desse tipo de violência, saibam identificar quando está acontecendo e conheçam os caminhos para buscar ajuda”, reforçou o palestrante.