
A Unesc foi eleita entre 30 entidades para compor, na gestão 2025-2029, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar. A Universidade passa a integrar o segmento da População da Bacia, que, juntamente com os segmentos de Usuários de Água e de Órgãos da Administração Estadual e Federal, atuará na gestão hídrica de um dos mais importantes territórios hidrográficos do Sul catarinense, pertencente à Região Hidrográfica 9.
A escolha das entidades integrantes ocorreu nessa terça-feira (12/8), na sede da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel). No segmento da População da Bacia, 22 entidades concorreram às 12 vagas disponíveis. Os demais segmentos contam, respectivamente, com 12 e seis vagas. A Unesc foi representada pelo professor José Carlos Virtuoso, que assumirá como membro titular, tendo como suplente a professora Yasmine de Moura da Cunha.
Com essa participação, a Unesc amplia ainda mais sua presença no sul do Estado. A Universidade já atua há anos nos comitês dos rios Araranguá e Afluentes Catarinenses Mampituba e Urussanga, contribuindo de forma expressiva para o seu desenvolvimento. Entre 2023 e 2024, também esteve vinculada ao Comitê do Rio Tubarão como Entidade Executiva, oferecendo suporte técnico-administrativo e científico por meio do ProFor Águas, contemplando os comitês Araranguá e Urussanga, com recursos do Edital Fapesc 32/2022.
Para a reitora em exercício Gisele Coelho Lopes, a presença da Unesc no Comitê Tubarão é importante para oferecer colaboração qualificada e fortalecer o órgão como instância consultiva e deliberativa sobre políticas hídricas no território da bacia.
O professor José Carlos, que atuou como coordenador técnico do ProFor, avalia que essa nova fase da Unesc no comitê é de extrema relevância, pois permitirá a continuidade do seu apoio em prol da gestão hídrica regional. Ele reforça que a experiência adquirida nos últimos dois anos evidenciou a importância do comitê como espaço de articulação entre entidades comprometidas com a gestão democrática e participativa da água, fundamental para o desenvolvimento socioeconômico regional e para garantir condições adequadas aos múltiplos usos do recurso.
O comitê é presidido pelo empresário Woimer José Back, representante da Associação Empresarial do Vale do Braço do Norte (Acivale), tendo como vice-presidente, Patrício Fileti, representante da Amurel, e secretário executivo, Rafael Marques, representante do Sindicato Rural de Tubarão.
Unesc e o Comitê Tubarão: parceria para o desenvolvimento sustentável
A participação da Unesc no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar representa a união entre conhecimento científico e gestão participativa da água. “Como Universidade Comunitária, a Instituição leva para o comitê sua expertise técnica, sua rede de pesquisadores e sua experiência acumulada em projetos estratégicos, fortalecendo as tomadas de decisões e contribuindo para a implementação de políticas públicas efetivas. Essa atuação é pautada na responsabilidade socioambiental, buscando preservar e otimizar o uso dos recursos hídricos em benefício de toda a população da bacia”, disse Gisele.
Além disso, a presença da Unesc reforça o papel da Educação Superior no desenvolvimento regional sustentável. Por meio de estudos, diagnósticos e soluções inovadoras, a Universidade contribui para a melhoria da qualidade da água, a proteção dos ecossistemas e o equilíbrio entre as demandas sociais, econômicas e ambientais. Essa integração com o Comitê Tubarão amplia o alcance das ações da instituição e fortalece a governança da água no Sul de Santa Catarina, promovendo resultados concretos para as comunidades e para o meio ambiente.