
O Laboratório de Análises Clínicas das Clínicas Integradas da Unesc, que realiza atendimentos aos pacientes que passam pelos serviços das Clínicas desde o fim de 2024, acaba de alcançar uma avaliação que reitera a excelência do serviço prestado. Na avaliação do Centro de Processamento de Dados do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), o laboratório obteve o percentual de 100% de acerto nas análises feitas.
Conforme o coordenador do serviço e responsável técnico, professor Hugo Dal Pont, a notícia foi recebida com entusiasmo e orgulho pela equipe, que trabalha diariamente de forma metódica em nome da precisão dos resultados e segurança do serviço prestado.
“Essa é uma avaliação feita mensalmente na qual o resultado para ser satisfatória deve ser superior a 75% de acertos, conceito que vínhamos superando já com louvor em todos os meses, sendo superado com a totalidade de acertos nesta última edição”, explica.
Além dos controles de qualidade externos, conforme Hugo, trabalhos de controle interno são realizados todos os dias. “Não só a credibilidade do serviço, mas a segurança do paciente depende também desse controle rigoroso que temos feito desde o início dos trabalhos. Temos a certeza de que as análises levam a excelência da Universidade e proporcionam um atendimento ainda mais completo em todas as frentes que atendem nessa fantástica estrutura das Clínicas Integradas”, acrescenta.
Para a reitora em exercício da Unesc, Gisele Coelho Lopes, este é mais um momento de alegria e certeza de que a Universidade cresce alicerçada em algo que é inegociável: a qualidade em tudo o que faz. “Estamos muito felizes com esse resultado e temos a certeza de que de fato ele reflete aquilo que buscamos todos os dias nas clínicas e em toda a Unesc: imprimir a excelência em tudo o que fazemos”, destaca.
“A Universidade está em processo de credenciamento para a oferta desse serviço pelo SUS e parcerias com instituições de saúde para a oferta desse importante serviço para a sociedade na região sul”, acrescenta Gisele.
Com crescimento constante nos atendimentos, atualmente o Laboratório de Análises Clínicas oferece uma média de 10 mil exames mensalmente. O serviço gratuito é prestado mediante requisição de profissionais de saúde que atendem nos serviços das próprias clínicas da Universidade.