Graduação

Universidade Gratuita: há dois anos transformando vidas e construindo futuros por meio da educação

Na Unesc, a iniciativa já impacta diretamente a vida de milhares de estudantes, que agora podem sonhar alto e construir um futuro com mais oportunidade (Foto: Décio Batista/Agecom Unesc)

A educação tem o poder de transformar realidades. E quando é acessível, inclusiva e de qualidade, esse impacto ultrapassa os limites das salas de aula e ecoa na vida de milhares de pessoas. Um exemplo concreto disso é o Programa Universidade Gratuita, que completa nesta sexta-feira (1º/8) dois anos de mudança de histórias, novas portas abertas e realização de sonhos.

A iniciativa do Governo do Estado garante vagas no Ensino Superior e permite que jovens e adultos não só ingressem na Universidade, mas permaneçam, vivam plenamente a experiência acadêmica e construam um futuro que antes parecia distante.

Um dos exemplos é a história do acadêmico da 8ª fase de Engenharia de Produção na Unesc, Ramon Silva de Matos, de 35 anos de idade. Morador de Araranguá, ele carrega a gratidão e a consciência de quem sabe que uma oportunidade como essa muda tudo.

“Antes de conhecer o Programa Universidade Gratuita, o sonho de cursar uma graduação parecia algo distante, quase inviável. Sem esse apoio, talvez eu não estivesse hoje tão perto da formatura, com um futuro concreto se desenhando à minha frente. Ter acesso gratuito me deu estabilidade emocional e tranquilidade para me dedicar aos estudos sem preocupação. Isso não tem preço”, afirma.

 

Divisor de águas

Na Unesc, única Universidade Comunitária do Sul catarinense, o programa tem sido um divisor de águas. Atualmente, 44% dos estudantes da graduação presencial são beneficiados com bolsas integrais, que garantem acesso gratuito a um ensino de excelência, em uma instituição reconhecida, próxima de casa e comprometida com a transformação social.

São jovens que, agora, podem sonhar alto, com dignidade e oportunidades concretas de transformação, como é o caso da estudante da 5ª fase de Direito, Maria Clara da Silva Porto, de 20 anos. Quando começou a graduação, a moradora de Balneário Arroio do Silva precisou fazer apenas algumas disciplinas, pois era o que cabia no orçamento. A chegada do programa mudou tudo. 

“Graças ao Universidade Gratuita, hoje eu consigo estar presente na Universidade todos os dias, cursando todas as matérias e aproveitando tudo o que o curso oferece. O futuro de muita gente depende disso. Muitos jovens hoje podem sonhar com um futuro melhor”, reforça.

 

Modelo para o Brasil

O Programa Universidade Gratuita é o maior programa estadual de formação superior do Brasil. Para quem tem dificuldade em pagar as mensalidades, ele é a diferença entre permanecer na graduação ou abandonar o sonho. Foi exatamente assim para o estudante Alander Padilha Michels, de 27 anos, que hoje caminha para se tornar médico.

“Cursar Medicina está muito fora da realidade da minha família. Meus pais são aposentados e não teriam de onde tirar. Se não fosse o Universidade Gratuita, eu teria que desistir. Por vir de uma família humilde, meu compromisso como futuro médico é olhar com mais atenção para quem mais precisa, para aqueles que muitas vezes são esquecidos e carecem de profissionais de saúde”, relata.

Com mais de 50 mil bolsas ativas nas 13 universidades comunitárias da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), de um total de 70 mil previstas até 2026, o programa amplia horizontes e quebra barreiras.

“Agradecemos imensamente o Governador Jorginho Mello pela sua sensibilidade de criar o Programa Universidade Gratuita. Sua visão política é de gestão deste pujante estado de Santa Catarina, colocando os catarinenses como destaque numa política pública transformadora. Na Unesc, essa transformação é comprovada. A Universidade, que já é referência em Ensino, Pesquisa e Extensão, agora também se firma como um sinônimo de inclusão e justiça social. E, ao lado dos estudantes, avança com a certeza de que investir em educação é construir um futuro mais justo, próspero e humano para todos. Acreditamos no poder da educação para transformar vidas e fortalecer comunidades”, salienta a reitora em exercício Gisele Silveira Coelho Lopes.

“O Universidade Gratuita é uma realidade que já faz a diferença. E seguimos firmes, ao lado dos nossos estudantes, para ampliar ainda mais esse impacto. Cada benefício representa muito mais do que um número: é uma história de superação, um projeto de vida em construção e um talento que retorna à sociedade em forma de conhecimento, inovação e compromisso”, acrescenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *