
A manhã deste sábado (26/7) foi marcada pela emoção e pela valorização da memória familiar na Unesc. Foi lançado oficialmente o livro “Memórias do Quinto Filho e a história da Família Zilli Lourenço”, de autoria de Sélio Lourenço, carinhosamente conhecido como Selinho. A obra foi publicada pela EdiUnesc, editora da Universidade.
O livro é dividido em oito capítulos que percorrem desde o nascimento de Sélio, passando por sua infância feliz, adolescência, juventude e maturidade, sempre sob o olhar afetivo e agradecido pela vivência ao lado da família Zilli Lourenço — ou Lourenço Zilli, como também é mencionada. Com ambientações que vão dos anos 1960 até os dias atuais, a obra é uma viagem no tempo, repleta de detalhes e sentimentos compartilhados pelo autor.
“Meus pilares fundamentais enquanto escrevia foram uma mistura de razão, emoção e verdade. É uma história com a qual tenho certeza que muitos irão se identificar”, salientou o autor.
Durante a solenidade, o palco de honra foi composto pelo editor-chefe da EdiUnesc, professor Dimas de Oliveira Estevam, pelo autor Sélio Lourenço e pelos irmãos do escritor: Sérgio, Soraia, Salmir e Samarone Lourenço. A filha do autor, Mariana de Souza Lourenço, também participou da celebração com a leitura da sinopse obra.
“Para nós, enquanto EdiUnesc, é uma grande satisfação publicar essa obra que retrata não só a história do autor e sua família, mas também resgata memórias de toda a nossa região. Se hoje temos conhecimento do que aconteceu no passado, é porque alguém deixou registrado e tenho certeza que esse livro contribuirá também para que o legado da família seja perpetuado”, destacou Dimas.
Editora da Universidade
A EdiUnesc, criada em 2002 e atualmente associada à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu), reafirma com este lançamento seu compromisso com a divulgação de saberes, experiências de vida e produções que conectam a Universidade à comunidade.