Colação de Grau

Unesc realiza cerimônia de formatura de nove cursos

A colação de grau ocorreu na noite desta terça-feira (22/7), no Auditório Ruy Hulse, na Universidade. (Fotos: Débora Cristina e Marciano Bortolin/Agecom/Unesc)

A Unesc viveu uma noite especial de celebração à educação, ao conhecimento e à transformação social. Em cerimônia realizada na noite desta terça-feira (22/7), no auditório Ruy Hulse, 66 estudantes colaram grau nos cursos de Artes Visuais; Teatro; Ciências Biológicas; Educação Física; História; Ciências da Religião; Letras; Química; e Pedagogia. A solenidade foi marcada por emoção, homenagens e o orgulho de uma trajetória acadêmica construída com esforço, dedicação e amor pela educação.

A cerimônia foi presidida pela Diretora de Ensino Presencial da Unesc e coordenadora-adjunta do curso de Pedagogia, Gislene Camargo. Em sua fala, ela destacou a relevância social das licenciaturas e a nobre missão que os formandos assumem ao se tornarem educadores.

“Os formandos de hoje irão lidar com pessoas, tratar com seres humanos, com processos de ensino que envolvem desenvolvimento, sustentabilidade, leitura, literatura, arte, cultura. Desejo que o mundo seja melhor para vocês e para aqueles que conviverem com vocês. Desejo que a caminhada seja bem aproveitada, pois o trajeto é a própria vida”, afirmou Gislene.

A noite foi marcada por momentos de grande simbolismo, como os juramentos dos cursos e a entrega dos certificados de conclusão. Familiares, amigos, professores e representantes da Universidade estiveram presentes para prestigiar e aplaudir os novos profissionais.

Entre os muitos sonhos que se realizam com a formatura, está o de Ana Beatriz Pereira, do curso de Artes Visuais da Unesc. Inspirada pela trajetória da irmã e do irmão, que também escolheram a Universidade para construir seus caminhos, ela conta como a Instituição se tornou uma referência em sua vida e como o curso de Artes transformou seu projeto profissional e pessoal.

“Minha irmã e meu irmão também se formaram aqui, então sempre foi uma referência pra mim. Ela é formada em História, e ele fez Recursos Humanos. Agora, ela está fazendo Pedagogia também. Isso mostra o quanto a gente confia na qualidade da Instituição. Eu sempre soube que o ensino aqui é muito bom. E fazer Artes era um sonho antigo, então estou muito feliz com o curso. Ele tem um equilíbrio excelente entre teoria e prática, o que faz toda a diferença. Me sinto realizada. Atualmente, trabalho na Educação Infantil, mas meu objetivo é, no futuro, atuar como professora de Artes”, comentou.

Renato Costa ingressou na Universidade aos 54 anos, após 32 anos sem estudar, e hoje, aos 58 anos, se forma no curso de Ciências da Religião da Unesc. Para ele, a graduação foi uma verdadeira reinvenção, alinhando-se com suas experiências e interesses pessoais. Ao decidir retomar os estudos, Renato desafiou o tempo e reafirmou que nunca é tarde para começar uma nova jornada. Ele compartilhou um pouco sobre essa etapa de desafios, superações e aprendizados, que o prepara para novos objetivos, como o desejo de ingressar no mestrado.

“Decidi embarcar nessa nova aventura, começando uma graduação depois de tanto tempo. Eu estava pensando em descansar, me aposentar, mas percebi que a vida não acaba aos 50, na verdade, ela começa. A Unesc foi fundamental nesse processo, foi o marco que deu uma nova direção à minha vida. Sou muito grato à Instituição, ao meu curso, aos meus professores e colegas. Esses quatro anos foram marcados por desafios, angústias, nervosismos, mas também por momentos de aprendizado e crescimento. Cada lágrima, cada esforço valeram a pena”, afirma.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *