Geral

Noite festiva marca a formatura de novos médicos
com a marca de excelência da Unesc

Cerimônia marcada pela emoção reuniu centenas de amigos e familiares dos formandos na AM Master Hall(Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

O ano de 2019 foi o ano que marcou o início da mudança de vida para uma centena de jovens estudantes que sonhavam em exercer a Medicina. Eles ingressaram na Unesc com o propósito desafiador de aprender, em seis anos, o máximo possível sobre o corpo humano e todas as suas nuances. Nesta sexta-feira (18/7), na estrutura da AM Master Hall, estes mesmos jovens fizeram o solene juramento do curso e, por meio da magnífica reitora em exercício, Gisele Coelho Lopes, foram autorizados a exercer a sonhada profissão. 

Ana Luiza Schmidt Ferreira, natural de Araranguá, formanda da noite, resume o momento como um dia de celebração de uma conquista pessoal e de todos aqueles que estiveram com ela nesses anos. “Foram semestres muito intensos, muito desafiadores, mas foi muito especial aprender com cada professor e paciente. São experiências únicas e inexplicáveis que só o curso pode nos proporcionar. E hoje é dia de coroar tudo isso”, destaca. 

O frio na barriga para conhecer o que o futuro reserva, conforme ela, vem acompanhado da grande responsabilidade e da certeza de que é fantástico o que está por vir.  “Como disse Hipócrates:‘curar quando possível, aliviar quando necessário, consolar sempre’. Essa é a real arte da Medicina que devemos ter sempre no coração”, completa a nova médica. 

A mensagem deixada pela reitora da Unesc em exercício na noite cheia de emoções remeteu os agora formados ao compromisso com a empatia aliada à técnica precisa. “Ao atuarem diante de um paciente vocês não serão apenas profissionais da área da saúde. Serão presenças que confortam, olhares que acolhem e mãos que sustentam. Vivemos tempos complexos, sim, em que a saúde pública ainda clama por equidade de acesso, mas é exatamente nesse contexto que vocês se tornam ainda mais essenciais como defensores do SUS, como promotores da dignidade humana e como protagonistas da transformação social. A formação que vocês receberam aqui não se resume à técnica em si, mas sim a uma formação construída sobre pilares éticos, sociais, inclusivos e humanos. Jamais esqueçam disso e de onde vieram”, disse Gisele na cerimônia.

Com o mesmo propósito em suas palavras, o paraninfo de todas as turmas, o médico e professor Bruno Fontes Lichtenfels, deixou como mensagem aos afilhados a importância do olhar humano nessa jornada que se inicia agora para um novo momento na vida de cada um. 

“Durante os últimos anos, vocês enfrentaram noites de estudo, plantões longos, incertezas clínicas, lágrimas nos corredores e também sorrisos contagiantes nos momentos de superação. Vocês foram moldados pela rotina intensa, pelos livros, pelas discussões em sala, pelas mãos dos preceptores e, sobretudo, pelos pacientes, nossos maiores mestres. Lembrem-se: a medicina ensinada nos livros é só um esboço. A medicina real é aquela que se revela no olhar de uma mãe ao ouvir que seu filho será salvo. É a que se faz no silêncio do leito terminal,  do toque gentil ao realizar um exame, na escuta ativa de quem, muitas vezes, apenas quer ser ouvido. Medicina é perfeita. A medicina é, acima de tudo, humanidade”, pontuou.

No total, a noite de formatura contou com a colação de grau de 91 novos médicos que se somam aos mais de 55 mil egressos da Universidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *