Ensino

Formação Permanente de docentes da Unesc encerra com o lançamento da 16ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia

A cultura oceânica e a influência do mar no planeta foram os temas que encerraram as atividades no Auditório Ruy Hülse (Foto: Décio Batista/Agecom/Unesc)

A última atividade da Formação Permanente de Docentes da Universidades foi a palestra “Pesquisa e Extensão no cenário da Cultura Oceânica”, proferida pelo professor permanente do Programa de Pós Graduação em Sistemas Costeiros e Lagunares da Unesc, em Laguna, David Valença Dantas.

O evento realizado na noite desta terça-feira (15/7), no Auditório Ruy Hülse, também serviu para o lançamento da 16ª edição da Semana de Ciências e Tecnologia (SCT), que acontecerá de 20 a 24 de outubro, integrando a 22ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que terá como tema: “Planeta Água: A Cultura Oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.

Excelência acadêmica

Na abertura dos trabalhos, a pró-reitora de Ensino, Graziela Fátima Giacomazzo, representando a reitora em exercício, Gisele Coelho Lopes, destacou que a Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, ao longo da sua série histórica, é uma das ações institucionais que fortalecem a excelência acadêmica e a produção de conhecimentos científicos e tecnológicos, com compromisso sócio-ambiental, compromissos expressos também na visão de futuro da Universidade.

“A SCT é um espaço qualificado de promoção da ciência e do protagonismo científico da Unesc em todas as áreas do conhecimento. Oportuniza a socialização e a troca de experiências entre docentes, comunidade e discentes pesquisadores e sociedade, promovendo aproximações e interações entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, por meio das diversas atividades oferecidas. Portanto, o eixo temático deste ano se relaciona diretamente com o compromisso da Universidade, com a sustentabilidade e os valores de justiça ambiental, inclusão e cidadania”, afirmou Graziela.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Vanessa Moraes de Andrade, relembrou que a SCT, começou mesmo há mais de 20 anos, como Seminário de Iniciação Científica.

“Quando decidimos a respeitar o calendário e o tema nacional, há 16 anos, começamos a incluir não só a pesquisa, mas muitas outras atividades.Ontem falamos muito do poder da pesquisa em sala de aula, aproximando professores e acadêmicos da graduação, dos nossos programas de Pós-Graduação. Vamos aproveitar a SCT, para falar muito de Pesquisa, de Ensino, da Extensão, e das oportunidades para práticas inovadoras dos professores”, salientou.

“O momento realmente é de congregar tudo o que de mais belo fazemos em todos os níveis dentro da nossa Universidade. Estamos muito felizes hoje, pelo lançamento de mais uma Semana e utilizar a o último momento da Formação Permanente de docentes, para que desde já possamos começar a pensar nos trabalhos que podemos apresentar. Queremos contar realmente com as submissões de propostas, de trabalhos, do incentivo aos alunos nos três eixos apresentados”, desafiou Vanessa.

A vice-coordenadora geral da 16ª Semana de Ciência e Tecnologia, Gislaine Réus, apresentou números da edição do ano passado e salientou a excelente oportunidade para o diálogo sobre os desafios e as possibilidades que envolvem a integração entre Pesquisa e Extensão no contexto das comunidades costeiras.

“Hoje iniciamos, simbolicamente, os informes e o planejamento de ações conjuntas da SCT de 2025. Esse que é o maior evento científico da Unesc. A Semana de Ciência e Tecnologia reúne, todos os anos, milhares de pessoas em dezenas de atividades. Realizada em sintonia com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o evento consolida-se como um espaço de troca de saberes, divulgação científica e inovação”, ressaltou Gislaine.

Crea parceiro

“Com muita honra estou aqui. Sempre estive na Unesc, me formei em Engenharia Civil, fiz Pós-Graduação, fiz mestrado, agora sou doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM), com muito orgulho. É muito bom estar num Conselho que promove os profissionais. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SC), Regional Criciúma, como patrocinador deste evento e incentivador aos profissionais da Engenharia, também quer ser um exemplo aos outros conceitos, aos outros profissionais. Estamos apoiando financeiramente, mas o nosso maior objetivo é auxiliar para que os estudantes e profissionais de Engenharia e de outras áreas também possam estar evoluindo como pessoas e como profissionais”, anunciou a conselheira Franciele Burato.

Números da SCT de 2024:

2.793 participantes inscritos

568 submissões de trabalho

52 Painéis Temáticos de Comunicações Orais

91 palestras, minicursos e mesas-redondas

Para mais informações sobre o evento, entre em contato pelo telefone 48-3431-2607, ou pelos seguintes canais: e-mail: sct@unesc.net / Instagram: @sctunesc

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *