
Como universidade comunitária inserida em diversas frentes do desenvolvimento regional, a Unesc recebeu, na manhã desta quarta-feira (16/7), uma importante visita institucional. A reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes, recebeu o comandante do 6º Comando Regional da Polícia Militar, coronel Fábio da Silva Lisboa, para tratar sobre a colaboração da Universidade na criação de um novo espaço de monitoramento da segurança pública no Sul catarinense.
Responsável por coordenar a segurança dos municípios do Sul de Santa Catarina até a divisa com o Rio Grande do Sul, o coronel Lisboa buscou apoio técnico da Unesc para o desenvolvimento do projeto arquitetônico do novo espaço. “Queremos construir um espaço de monitoramento da segurança pública no sul catarinense, que entre os serviços teremos a sala de situação com mais câmeras, inclusive com reconhecimento facial, e atendimento de ocorrências por meio de drones. Precisamos de um projeto bem estruturado para buscar os recursos necessários”, explicou o comandante.
Diante da solicitação, Gisele acionou imediatamente a equipe do Parque Científico e Tecnológico da Unesc (Iparque) para organizar um grupo multidisciplinar que ficará responsável pela construção do projeto. “A Unesc, como Universidade comunitária, tem compromisso direto com as demandas da sociedade. Ficamos honrados em contribuir com uma iniciativa que impacta diretamente na segurança das pessoas”, afirmou a reitora em exercício.
A partir do encontro, será formado um grupo de trabalho com profissionais da Universidade que atuarão em conjunto com a Polícia Militar no estudo e elaboração do projeto, que servirá como base para a captação de recursos. A proposta busca modernizar e ampliar o sistema de monitoramento da região, com uso de tecnologias avançadas voltadas à segurança pública.
Além da parceria para o desenvolvimento do projeto, o coronel também conhecerá a infraestrutura do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação da Unesc, atualmente sediado no Centro de Inovação Criciúma (CRIO). O objetivo é formalizar uma parceria que possibilite incluir, no escopo dos estudos, a criação do Observatório de Segurança Pública do Sul de Santa Catarina.