Extensão

Escola de Lideranças Comunitárias da Unesc debate papel da Polícia Militar Ambiental 

O terceiro encontro ocorreu neste sábado (12/7), na Universidade. (Fotos: Elis Amorim/Agecom/Unesc)

A defesa do meio ambiente e o envolvimento das comunidades na construção de práticas sustentáveis foram temas centrais da aula da Escola de Lideranças Comunitárias da Unesc, realizada neste sábado (12/7). O encontro contou com a participação especial da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina e reuniu lideranças da região para uma reflexão aprofundada sobre a preservação ambiental e o papel ativo da sociedade.

O momento teve como convidados o 1º Sargento PM Gibran Rezende Grechi, a 2ª Sargento PM Roberta Rocha Inácio Matos e o 3º Sargento PM Ramoni Tricheis Camargo, que apresentaram as ações desenvolvidas pela corporação, com foco no Programa Protetor Ambiental Comunidades. A atividade foi promovida em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Unesc.

Segundo Roberta, que atualmente cursa o mestrado em Ciências Ambientais na Universidade, o convite para a aula surgiu da Diretoria de Extensão. Ao recebê-lo, a sargento viu uma oportunidade de ampliar a abordagem. “Vislumbrei a possibilidade de estender o convite não apenas à Roberta acadêmica, mas à Polícia Militar Ambiental como um todo, a fim de proporcionar à comunidade participante do programa contato direto com a atuação dessa importante força na proteção do meio ambiente na região Sul de Santa Catarina”, explicou.

Com o aval do comando da corporação, a presença dos policiais levou ao público uma visão prática e estratégica das atividades da PM Ambiental, que atua na fiscalização, orientação e preservação dos recursos naturais. A palestra destacou ainda a importância da participação comunitária como instrumento de transformação territorial e de construção de uma cultura de responsabilidade ambiental.

“A Polícia Militar Ambiental acredita que a educação ambiental constitui um pilar essencial na missão de preservar e proteger os recursos naturais, fortalecendo o compromisso com a conscientização e a participação ativa da sociedade”, pontuaram os representantes da corporação.

Participação

Um dos destaques desta edição é a participação dos programas de mestrado e doutorado da Universidade. Pesquisadores compartilham conhecimentos científicos produzidos na Unesc, ampliando o impacto da formação cidadã e conectando a academia às necessidades reais da sociedade.

Com oficinas, vivências e atividades práticas, a Escola adota uma metodologia participativa, aproximando os conteúdos da realidade dos líderes comunitários de Criciúma e região. A formação estimula o protagonismo social e fortalece competências voltadas à transformação dos territórios, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *