
Seguindo a tradição, na tarde dessa quinta-feira (10/7), ocorreu a cerimônia oficial de entrega dos kits esportivos do projeto “Anjos do Futsal”. O primeiro núcleo a receber os uniformes, compostos por uma camisa, um calção e um par de meias, foi o da Unesc.
Os meninos, acompanhados do coordenador do projeto, Jean Reis, e do técnico do núcleo, Rafael Poffo, foram recebidos pela reitora em exercício, Gisele Coelho Lopes, pelo pró-reitor de Administração e Finanças, José Otávio Feltrin, pela presidente da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma (FME), Robinalva Ferreira, e pelo coordenador do setor de esporte da Universidade, Fagner Amauri da Silva Viana.
Na oportunidade, Gisele fez questão de conhecer e abraçar todas as crianças, além de manter uma conversa descontraída sobre a experiência adquirida por cada um na participação no projeto. De forma simbólica, ela entregou, para três atletas, seus materiais esportivos para o ano de 2025.
“O projeto Anjos do Futsal está alinhado à política de esporte da Unesc e tem como propósito promover a educação por meio do esporte desde a infância. Trata-se de uma iniciativa com forte caráter de inclusão social e transformação de vidas por meio da prática esportiva. Como Universidade Comunitária, a Unesc mantém seu compromisso de construir, em parceria com outras instituições, caminhos que possibilitem às crianças participantes do projeto vislumbrar um futuro mais promissor e inclusivo”, avaliou.
O núcleo da Unesc, atualmente, conta com 70 crianças, que treinam duas vezes por semana no Ginásio Esportivo José Antônio Carrilho, anexo ao Complexo Esportivo da Universidade.
De acordo com o coordenador do projeto Anjos do Futsal, Jean Reis, o principal objetivo dessa iniciativa é promover a educação e a disciplina, valores fundamentais que são cultivados no âmbito do projeto.
“Estamos realizando as entregas no município de Criciúma, um dos 24 municípios contemplados pelo projeto Anjos do Futsal, que atualmente beneficia 1.400 crianças. A Unesc é parceira dessa iniciativa e, hoje, vivemos um momento especial: a entrega acontece em um núcleo instalado dentro da própria Universidade, onde atendemos 70 meninos. Este é um marco importante e muito aguardado, pois marca o início das competições entre os núcleos do projeto, explicou Reis.
Muitas crianças também carregam consigo o sonho de se tornarem jogadores de futebol e, por meio desse projeto, é possível unir o estudo, o comportamento adequado e a realização desse sonho tão presente na vida de muitos meninos.
O coordenador do projeto também destacou a importância do apoio da Unesc. “A presença da marca Unesc nos confere credibilidade e fortalece o projeto, oferecendo estrutura logística qualificada, com local adequado para os treinamentos, salas para reuniões e auditórios para palestras e cursos de futsal. Hoje, a Unesc é uma grande parceira, ao lado dos municípios envolvidos. Em Criciúma, além do núcleo sediado na Universidade, contamos com outros quatro polos: Bairro da Juventude, Bairro Santo Antônio e Bairro Metropol”, comentou o coordenador.
Gratidão
Representando todos os pais dos garotos que participam do projeto, Gerson Minotto Zanette, pai do goleiro Pedro Henrique Ronsoni Zanette, esteve prestigiando e apoiando o projeto. “Eu quero agradecer em nome do meu filho, da minha família e de todos os pais, essa parceria entre a Anjo Tintas, Unesc e a FME. O apoio dado para o meu filho e para os demais meninos é espetacular. O Pedro está aprendendo a importância da coletividade, com educação, disciplina e o respeito com o outro”, agradeceu.
O goleiro Pedro Henrique, recém-chegado ao projeto, também expressou sua gratidão. “Estou muito feliz por fazer parte do núcleo da Unesc. É uma oportunidade incrível, e tanto a Anjo, quanto a FME e a Unesc estão de parabéns por nos proporcionarem isso. Treinar aqui na Universidade é muito agradável, realmente vale a pena. Tenho aprendido bastante, desde a importância do treino e dos estudos até valores como respeito e disciplina. Só tenho a agradecer”, destacou o atleta.
Legado
Ao longo de sua história, o projeto Anjos do Futsal já acolheu mais de 12.000 crianças, revelando mais de 50 atletas que chegaram a atuar no alto nível do futsal brasileiro e mundial. Dentre esses, quatro jogadores se destacaram ao defender a Seleção Brasileira adulta: Mateus Reinaldy; Evandro Borges; Maurício Fernandes; e Douglas Barros.