
Transformar o mundo por meio do Ensino, Pesquisa e da Extensão, com ações concretas. Esse propósito colocou a Unesc no topo do Impact Rankings da Times Higher Education (THE), como a Universidade não estatal que mais contribui para 15 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em Santa Catarina.
O ranking internacional avaliou mais de 1,5 mil instituições de 112 países e reconheceu o impacto real que a única Universidade Comunitária do Sul do estado gera em áreas essenciais para o futuro, como saúde; educação de qualidade; redução das desigualdades; inovação; meio ambiente e justiça social.
“A Unesc executa suas políticas institucionais com seriedade e responsabilidade, sempre orientada pelo compromisso com o desenvolvimento regional. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) dialogam diretamente com a essência da nossa Universidade: uma instituição comunitária que promove, por meio de uma educação de excelência, a melhoria da qualidade de vida e do ambiente em que estamos inseridos”, destaca a reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes.
Segundo ela, “esse é um movimento muito importante que sela a identidade comunitária da nossa Instituição pautada por grandes projetos que transformam a vida das pessoas. É resultado da transformação, da união, e da força de vontade de mudar a vida de todos. Essa é a nossa Unesc, a nossa Universidade Comunitária”, enfatizou.
Os resultados
Entre os resultados, a Unesc se destaca no ODS 1, voltado para a Erradicação da Pobreza, com nota de 44,1, o que garante posição entre as quatro melhores não estatais do Brasil e liderança em Santa Catarina, reflexo do apoio financeiro robusto aos estudantes em vulnerabilidade. No ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, figura entre as 14 não estatais do país com melhor resultado, que mostra força na formação de profissionais que cuidam da vida.
Em Educação de Qualidade (ODS 4), a Universidade alcançou índice de 98,5% de graduados com qualificação docente, além de pontuação alta em programas de aprendizagem ao longo da vida. No ODS 5 – Igualdade de Gênero, mais uma liderança catarinense entre as não estatais, com destaque para a produção científica sobre o tema, que obteve 72,7 pontos.
A atuação em sustentabilidade também foi evidenciada: no ODS 6 – Água Potável e Saneamento, a Instituição ficou entre as cinco melhores não estatais do Brasil, com práticas de reuso de água, enquanto no ODS 7 – Energia Limpa e Acessível obteve destaque em pesquisas sobre o tema.
Além disso, a Unesc lidera no estado entre as não estatais nos ODS Trabalho Decente e Crescimento Econômico (8); Indústria, Inovação e Infraestrutura (9); Redução das Desigualdades (10); Cidades e Comunidades Sustentáveis (11); Consumo e Produção Responsáveis (12); Ação Contra a Mudança Global do Clima (13); Paz, Justiça e Instituições Eficazes (16) e Parcerias para os Objetivos (17).
No ODS 17, essencial por avaliar parcerias e meios de implementação, a Unesc atingiu nota máxima (100) em Educação para os ODS e 95,6 em relacionamentos institucionais, que reforçam a integração do tema aos currículos, projetos e articulações com organizações locais, nacionais e internacionais.
O Times Higher Education
A Times Higher Education (THE) é uma revista inglesa que publica notícias e artigos referentes à educação superior, filiada ao jornal The Times, que anualmente elabora um conjunto de rankings considerado um dos mais abrangentes, equilibrados e confiáveis do mundo. Além de todas as ações institucionais que atendem aos ODS, a THE também classifica as instituições pela pesquisa desenvolvida em cada um dos objetivos.
ODSs em que a Unesc ocupa o 1º lugar como Instituição não estatal em Santa Catarina:
ODS 1 – Erradicação da Pobreza
ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável
ODS 3 – Saúde e Bem-Estar
ODS 4 – Educação de Qualidade
ODS 5 – Igualdade de Gênero
ODS 6 – Água Potável e Saneamento
ODS 7 – Energia limpa e acessível
ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico
ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura
ODS 10 – Redução das Desigualdades
ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
ODS 12 – Consumo e produção responsáveis
ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima
ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes
ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação
Selo ODS
Ainda em 2025, a Universidade reafirmou o protagonismo em sustentabilidade ao receber, mais uma vez, o Selo ODS 2025. A iniciativa é promovida pelo Comitê Criciúma do Movimento Nacional ODS Santa Catarina e destaca instituições, empresas e pessoas físicas comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
A concessão do selo à Unesc reconhece o trabalho contínuo da Universidade em prol do desenvolvimento regional sustentável, por meio da educação, Pesquisa, Extensão e inovação social. A Unesc integra ainda o Comitê Estratégico para o Desenvolvimento dos Objetivos Sustentáveis, e participa do Pacto Global da ONU, o que reforça o papel ativo no cenário nacional e internacional quando o tema é sustentabilidade.
Texto: Daniela Savi e Marciano Bortolin/Agecom/Unesc