Geral

Pesquisadores da Unesc estão entre os mais influentes do mundo

Eles foram reconhecidos pela produção científica de impacto nas áreas de Neurociência e Medicina, segundo o Research.com. (Foto Reprodução/Agecom/Unesc)

Mais uma vez, a Unesc comprova o protagonismo na ciência mundial. Quatro pesquisadores da Universidade estão entre os melhores do mundo, de acordo com o novo ranking internacional Research.com, que avaliou a produção científica. O destaque vem do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), com as professoras Gislaine Zilli Réus, Samira Valvassori, e Josiane Budni entre as mais influentes na área de Neurociência, além do professor Felipe Dal Pizzol, listado entre os maiores nomes da Medicina.

Para se ter uma ideia da relevância, o ranking Research.com utiliza o índice H (H-index), ferramenta que mede a produtividade e o impacto de cientistas com base no número de citações que seus artigos receberam. Ou seja, quanto mais um pesquisador é citado, maior é a influência do seu trabalho na comunidade científica e na construção de novos conhecimentos.

No ranking nacional, Gislaine ocupa a 24ª posição entre os pesquisadores de Neurociência; Samira está na 32ª e Josiane na 58ª. Na Medicina, Dal Pizzol figura como o 34º mais citado do país. A reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes, enfatiza que, para a Universidade, a presença no ranking reforça a relevância da Pesquisa desenvolvida para transformar a sociedade. 

“Esse resultado evidencia o papel da nossa Instituição como uma Universidade Comunitária comprometida com a vida e com o futuro das pessoas. São trabalhos que impactam vidas, orientam novos estudos e consolidam a Unesc como referência em produção científica de qualidade e compromisso social. É gratificante para uma universidade comunitária como a nossa conquistar o reconhecimento internacional por meio do trabalho altamente qualificado dos nossos pesquisadores. São profissionais que escolheram a ciência como carreira e todas as conquistas representam o trabalho sério que realizam”, enfatiza.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Unesc, inclusive, possui conceito máximo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com nota 7, o que significa excelência em qualidade de Ensino e Pesquisa na área da saúde, sendo reconhecido nacional e internacionalmente como referência.

No ranking anterior, a Unesc contava com três pesquisadores, passando para quatro no levantamento atual. A Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Vanessa Moraes de Andrade, recebeu a notícia com grande orgulho. 

“Trata-se de um ranking que reúne as melhores instituições do mundo, o que valoriza ainda mais o trabalho e o comprometimento de uma Universidade como a nossa, que é Comunitária. Na Unesc, a Pesquisa é um dos pilares fundamentais, ao lado do Ensino, da Extensão e da Inovação. Ao longo dos anos, temos investido de forma consistente em ciência e pesquisa como estratégia para promover o desenvolvimento e transformar realidades. Esse reconhecimento é reflexo da atuação dos nossos grandes pesquisadores. Estamos imensamente felizes com esse resultado”, comenta.

 

Texto: Daniela Savi e Marciano Botolin/Agecom/Unesc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *