Institucional

Unesc destaca protagonismo regional no Dia Nacional da Ciência e do(a)  Pesquisador(a)  Científico(a) 

Universidade reforça compromisso com a Pesquisa, reúne mais de centenas de pesquisadores(as) e nove mestrados e 6 doutorados. (Fotos: Arquivo/Agecom/Unesc

A Pesquisa faz parte do DNA da Unesc e movimenta diariamente centenas de pessoas que acreditam na ciência como ferramenta de transformação. Celebrado em 8 de julho, o Dia Nacional da Ciência e do(a) Pesquisador(a) Científico(a) reforça a importância desse trabalho para o desenvolvimento social, econômico e humano. Na Unesc, são 102 pesquisadores vinculados nos nove Programas de Pós-Graduação (PPGs) e outros tantos doutores atuantes na graduação e na pesquisa de alto nível que posicionam a Universidade como referência em diferentes áreas do saber, conectando conhecimento, inovação e desenvolvimento regional.

Atualmente, a Instituição mantém Programas de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA); Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM); Ciências da Saúde (PPGCS); Direito (PPGD), Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS); Educação (PPGE); Saúde Coletiva (PPGSCol); Gestão em Saúde (PPGGS) e Sistemas Produtivos (PPGSP). 

Dois deles se diferenciam pelo modelo em rede: o PPGSP, primeiro programa na área Interdisciplinar em forma associativa aprovado em Instituições Comunitárias no Sul do Brasil, ao envolver Unesc, Uniplac, UNC e Univille, além do recém-aprovado PPGGS, liderado pela Unesc e Uniplac, que chega com proposta inovadora para a formação de gestores de saúde preparados para cenários complexos e dinâmicos.

Para a reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes, cada conquista reflete o compromisso institucional com a qualidade do que se faz. “Celebrar este dia é reafirmar o nosso pacto pela excelência, que apoia cada projeto e incentiva cada pesquisador(a) e cada estudante que escolhe a Unesc para transformar a sociedade. A Pesquisa é parte do nosso propósito, que conecta Ensino, Extensão e Inovação em benefício de todos. A ciência tem a função de romper paradigmas, prever cenários e propor soluções para melhorar a condição de vida das pessoas. A Unesc, nos seus 57 anos de história, tem mostrado a sua força por meio do excelente trabalho dos nossos cientistas. Somos uma universidade conectada com o mundo e esses profissionais são responsáveis por esse posicionamento institucional em vitrines nacionais e internacionais”, ressalta.

Protagonismo

No fim de 2024, a Unesc reafirmou o protagonismo com 311 projetos que envolvem 295 docentes e 408 bolsistas, números que consolidaram a liderança entre as instituições não estatais de Santa Catarina no Ranking Universitário Folha (RUF) e garantiram a 12ª posição nacional. Foram 135 projetos na área da Saúde, 48 em Ciências, Engenharias e Tecnologias (CET), 46 nas Ciências Sociais Aplicadas (CSA) e 52 em Humanidades, Ciências e Educação (HCE).

Conforme a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Vanessa Andrade, a trajetória de excelência da Universidade é construída pelo esforço conjunto de professores, pesquisadores e estudantes. “Temos orgulho do trabalho realizado por pessoas comprometidas com o desenvolvimento regional e nacional. Nossos Programas de Pós-Graduação, projetos de iniciação científica e eventos demonstram o potencial que temos para produzir conhecimento de alto impacto”, enfatiza.

A Instituição também promove eventos que aproximam ainda mais a ciência da comunidade, como congressos, seminários e mostras de iniciação científica. Entre eles, a Semana de Ciência e Tecnologia, o Prêmio Mulheres na Ciência, além do 2º Seminário Integrado para o Fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação, entre outros.

“Este dia nos lembra da importância de valorizar quem faz ciência no Brasil e, especialmente, na nossa Universidade. Cada pesquisador e pesquisadora da Unesc contribui para transformar a realidade regional com projetos que geram conhecimento, inovação e soluções concretas para a sociedade. Temos orgulho de sermos uma Universidade Comunitária que investe, apoia e acredita na pesquisa como pilar fundamental para o desenvolvimento social e econômico”, comenta a diretora de Pesquisa da Unesc, Sabrina Arcaro.

Seminário Integrado

Como parte da celebração do Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, a Unesc realiza o 2º Seminário Integrado para o Fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação, um evento que reforça o compromisso institucional com a excelência acadêmica e a formação qualificada de mestres e doutores. 

O evento ocorre nos dias 24 e 25 de julho no Centro de Inovação Criciúma (CRIO), e reunirá docentes, coordenadores, discentes e gestores dos PPGs da Universidade. Estão previstas discussões sobre diretrizes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), avaliação dos programas, organização e planejamento estratégico, além de temas como internacionalização, produção científica, inovação e impacto social.

A programação contará com apresentação dos resultados institucionais, apresentação dos planejamentos e ações de cada PPG, rodas de conversa para alinhamento de metas e estratégias, além de espaços para trocas de experiências e boas práticas. Entre os temas abordados estarão também a produção discente e docente, orientações sobre relatórios e processos avaliativos, internacionalização e inovação.

“Este encontro é fundamental para potencializar a excelência dos nossos Programas de Pós-Graduação, garantindo que sigam conectados às demandas da sociedade e à produção de conhecimento de alto impacto. É um momento de fortalecimento, integração e planejamento para avançarmos ainda mais”, cita a reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes.

O 2º Seminário Integrado para o Fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação é promovido pela Propiex e Diretoria de Pesquisa da Unesc, com o apoio das coordenações dos Programas. A programação completa pode ser conferida no link: https://gamma.app/docs/II-Seminario-Integrado-para-o-Fortalecimento-dos-Programas-de-Pos-6bbkde0gh012cwy?mode=doc.

Série de reportagens

Ainda como parte das ações em alusão ao Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador(a) Científico(a), a Unesc, por meio da Agência de Comunicação (Agecom) inicia uma série de reportagens especiais sobre os Programas de Pós-Graduação e pesquisas que transformam a sociedade. Os conteúdos irão destacar projetos de impacto desenvolvidos pela Universidade e evidenciar o trabalho de pesquisadores que contribuem com soluções inovadoras para os desafios regionais, nacionais e globais.

“Essa série de reportagens é uma oportunidade de mostrarmos à comunidade o quanto a Pesquisa realizada na Unesc faz a diferença. Cada projeto, cada pesquisador(a), cada Programa de Pós-Graduação tem papel essencial no desenvolvimento social e econômico da nossa região e de todos os lugares possíveis que a ciência possa alcançar. Queremos que as pessoas conheçam essas histórias e se inspirem a acreditar na ciência como caminho para a transformação da realidade”, enfatiza a reitora em exercício.

Os conteúdos serão veiculados nos canais oficiais da Unesc ao longo das próximas semanas, apresentando temas nas áreas da Saúde, Educação, Ciências Sociais, Engenharias, Direito, entre outros, conectados ao propósito institucional de promover conhecimento, inovação e desenvolvimento regional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *