HCE

Curso de Matemática realiza roda de conversa sobre os desafios e perspectivas da profissão docente

O encontro ocorreu na noite desta sexta-feira (4/7), na Universidade. (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc)

Os acadêmicos do curso de Matemática da Unesc participaram, na noite desta sexta-feira (4/7), de um encontro especial que integrou teoria e prática por meio da curricularização da extensão, modelo educacional que promove a interação com a comunidade.

O evento iniciou com uma acolhida e homenagem ao acadêmico Ricardo Milanez de Souza, falecido prematuramente no dia 15 de junho de 2025. O professor Gladir da Silva Cabral conduziu o momento de acolhimento aos estudantes, ressaltando a importância do legado deixado por Souza. Ele encantou o público ao cantar duas canções e declamar um poema com emoção e sensibilidade.

Na sequência, ocorreu a ação intitulada “A formação do professor de Matemática: articulação com a extensão na comunidade escolar”, cujo objetivo foi debater o tema “O ingresso na profissão docente: desafios e perspectivas”. A discussão foi conduzida em formato de roda de conversa com a participação dos professores Gian Carlos Marangoni da Silva, que é egresso do curso e gestor no Colégio Unesc; o professor do IFSC Guilherme Sada Ramos;  a egressa do curso e professora no município de Criciúma, Karine Luiz Calegari Mrotskoski; e o egresso do curso e professor efetivo da rede estadual de Santa Catarina, Leandro Uggioni de Souza.

O encontro reuniu professores e acadêmicos do curso de Matemática, que, no primeiro semestre de 2025, terão disciplinas curricularizadas nas primeiras e terceiras fases do curso, integrando ainda mais o aprendizado teórico com ações práticas na comunidade.

“A curricularização da extensão fortalece a formação inicial dos acadêmicos do curso de Matemática – Licenciatura ao promover ações que articulam ensino e pesquisa no ambiente escolar. Como parte dessas atividades, os estudantes realizaram pesquisas com professores da educação básica para analisar o cenário atual do ensino nas escolas”, destacou o coordenador Lucas Sid Moneretto. A adjunta do curso Eloir Fátima Mondardo Cardoso também esteve presente e falou da importância da ação.

“Este é um momento de debate e troca com vocês, que são os futuros docentes da área, e que, em muitos casos, já estão inseridos nas escolas, vivenciando na prática os desafios da sala de aula. Sabemos que a formação docente é um processo complexo e que exige muito conhecimento e preparo. Quem está começando a trilhar esse caminho já começa a perceber isso. Mas fiquem tranquilos, vocês ainda estão no início da jornada, e teremos oito fases para aprofundar essas discussões ao longo do curso”, falou Eloir.

O curso estimula a participação em eventos, congressos, fóruns e seminários, garantindo constante atualização acadêmica e profissional. Iniciativas como a Semana Acadêmica, o Seminário dos Estágios Supervisionados, entre outras, fortalecem a integração entre acadêmicos e docentes, promovendo o diálogo e o compartilhamento de experiências.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *