
A EdiUnesc lançou mais uma obra nesta sexta-feira (4/7). O livro intitulado “Causos em Versos do Poeta da Roça – Versão em Cordéis”, de autoria de Arnaldo Estevam, foi apresentado na Biblioteca da Escola de Ensino Fundamental e Ensino Médio Normélio Cunha, no município de Sombrio, que leva o nome do autor.
O livro, composto por histórias rimadas sobre o cotidiano, trata-se de uma coletânea poética de Cordel geral, infantil, futebol, diversos e religioso, além de apresentar à comunidade também em forma de rimas,
“Estou bastante emocionado por lançar o livro neste colégio, junto com amigos e amigas. Agradeço ao responsável pelo reconhecimento. Uma data como esta não fica no esquecimento”, relata.
A reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, foi representada pelo , editor-chefe da EdiUnesc, Dimas de Oliveira Estevam, filho do autor. Ele explica que a editora atribuiu o Selo Saber Comunitário aos selos para que pudessem atender à demanda dos autores da comunidade, popularizando as publicações. Ainda segundo ele, trovas, versos e décimas são comuns em Sombrio. “Uma região que não preserva a sua cultura não tem memória, não tem história. E por isso estamos indo às escolas, pois sabemos que o hábito da leitura deve iniciar na infância”, comenta.
O editor-chefe esclarece ainda que, para a obra, foram selecionados alguns, entre tantos poemas escritos pelo pai, contemplando, em algumas páginas, o que denominam de “Cordéis Infantis” para que se possa trabalhar com as crianças. “Isso preserva a cultura e são histórias lúdicas, fáceis de trabalhar, e que fazem parte da história da região de Sombrio, que tem forte influência da cultura portuguesa e esta obra também tem o objetivo de resgatar isso”, relata.
Histórias
Olindo Estevam, também filho do autor, conta que a primeira experiência que presenciou do pai contando versos foi há mais de 50 anos, quando Arnaldo declamava suas rimas divertindo os vizinhos. Olindo relata que ficou muito emocionado ao ouvir o pai lhe contar que versos foram saindo da mente aos poucos. “Muitas vezes podemos ficar a vida inteira com os versos dentro da gente. Parabenizo meu pai, que conseguiu coloca-los para fora, escrever e lançar para o mundo, pois isso é um privilégio e um presente para o mundo”, referindo-se à obra que teve mais de 20 anos de espera para ser apresentada ao público.
Ao participar do lançamento, a prefeita de Sombrio, Gislaine Dias Cunha manifesta gratidão ao autor pela oportunidade de ensinamento. “Quero imensamente agradecer em nome de todos os sombrienses por este tão nobre presente, por essa história, por nos ensinar com tanta sabedoria, mas principalmente com tanta sensibilidade”, fala.
Conforme a professora Rita de Cássia dos Santos, em 2023 Arnaldo foi homenageado ao emprestar o seu nome à biblioteca da EEB Normélio Cunha, a fim de valorizar a trajetória e as obras do autor. “Trabalhei com a obra dele em uma Olimpíada de Língua Portuguesa com meus alunos, e seu Arnaldo esteve presente e conversou com eles”, diz.
Durante o evento os poemas de Arnaldo foram declamados pela aluna do 5º ano do ensino fundamental da EEB Normélio Cunha, Helena Raupp e pela professora Melissa Paz. “É uma alegria poder comemorar o lançamento de mais um livro seu”, enfatiza a diretora da escola, Maria José Nunes Domingos.