
Professores, estudantes e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da Unesc marcaram presença no 69º Congresso Brasileiro de Cerâmica, promovido pela Associação Brasileira de Cerâmica (ABCeram). O evento, realizado recentemente, em Natal (RN), reuniu os principais nomes da área, além de pesquisadores internacionais que vêm transformando o campo dos materiais cerâmicos no mundo.
Representando a Universidade no encontro, estiveram a professora doutora Sabrina Arcaro; o professor Oscar Rubem Klegues Montedo; o pós-doutorando Vitor Nandi; a doutoranda Djeisa Pasini; a mestranda Natália Morelli Possolli; a mestranda Juliana Menegon, além da acadêmica de Biomedicina Letícia Teixeira Januário. O grupo apresentou resultados de pesquisas desenvolvidas no programa, com ênfase em biomateriais, materiais cerâmicos avançados e processos de síntese e caracterização de materiais.
O Congresso Brasileiro de Cerâmica é o principal evento científico do Brasil na área, cuja temática está no centro das pesquisas realizadas pelo Laboratório de Cerâmica Técnica (CERTEC), do PPGCEM. “Por isso, buscamos participar ativamente do congresso todos os anos, seja apresentando trabalhos, incentivando a presença dos nossos alunos ou contribuindo com a organização do evento, como membros de mesas de discussão e na presidência de plenárias. Além de sua relevância científica, o congresso também representa uma valiosa oportunidade de networking e de construção de parcerias para novos projetos de pesquisa,” destaca Montedo.
Além dos trabalhos técnico-científicos apresentados, a participação da professora Sabrina, da mestranda Natália Morelli Possolli e da acadêmica de Biomedicina Letícia Teixeira Januário teve um significado especial: as três foram contempladas com o 3º Prêmio Mulheres na Ciência, concedido pela Unesc. A premiação possibilitou o custeio integral da viagem ao congresso, reconhecendo a relevância e o protagonismo feminino na produção científica do programa.
Para a professora Sabrina que, além de pesquisadora, é diretora de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da Unesc e coordenadora do PPGCEM, participar do congresso é uma oportunidade de fortalecer redes de colaboração e dar visibilidade à produção acadêmica da Universidade.
A presença qualificada da equipe no congresso ratifica o compromisso da Unesc com a pesquisa científica, a formação de alto nível e a valorização da mulher na ciência. “Com trabalhos apresentados, premiações e envolvimento nas discussões do evento, o PPGCEM consolida-se como um dos protagonistas da área de materiais no cenário nacional”, finalizou ela.
- Participação ativa reforça a excelência acadêmica e o protagonismo do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais no cenário nacional da ciência dos materiais. (Foto: Divulgação)