PPGSP

Mestrando avalia aplicação do Lean Service na gestão pública em Santa Catarina

Trabalho de Edson dos Santos Silva teve o senador Espiridião Amin como avaliador externo. (Fotos: Reprodução)

O mestrando Edson dos Santos Silva, do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos (PPGSP), realizou a banca de qualificação do projeto que analisa a aplicação da filosofia Lean na Diretoria de Planejamento Urbano de uma prefeitura do Sul catarinense. O objetivo do estudo é identificar como os princípios do Lean podem melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços públicos municipais.

Com o título “Aplicação da Filosofia Lean na Diretoria de Planejamento Urbano em uma Prefeitura ao Sul de Santa Catarina”, o trabalho busca mapear os principais processos executados pela diretoria no atendimento à população, analisar aquele que ocorre com maior frequência, entender seus fluxos, gargalos e pontos críticos e, a partir disso, aplicar ferramentas do Lean para reduzir desperdícios, padronizar rotinas e aumentar a eficiência operacional.

A banca examinadora foi composta pelo presidente e orientador do PPGSP/Unesc, professor Leopoldo Pedro Guimarães Filho; pela coorientadora do PPGSP/Univille, professora Mariane Bonatti Chaves; pelo examinador titular externo do PDCACS/UFSC, Espiridião Amin; e pela examinadora titular interna do PPGSP/Uniplac, professora Cristina Keiko Yamaguchi.

“Com o estudo, pretendemos contribuir para a modernização e a melhoria contínua nos processos da gestão pública, aplicando conceitos que já transformaram resultados em indústrias e empresas de serviços ao redor do mundo”, cita o mestrando.

A metodologia Lean, também conhecida como manufatura enxuta, é focada em otimizar processos, eliminar desperdícios e maximizar resultados com o menor uso possível de recursos. Na prática, significa cortar tudo o que não agrega valor ao cliente, como excesso de estoque, movimentações desnecessárias, retrabalhos e tempo de espera.

“A aplicação tem racionalidade e localidade. É um trabalho que mostra características importantes como transparência, critérios, democratização e, principalmente, impacto social. Agradeço pela oportunidade de participar dessa banca”, afirma o examinador externo, Esperidião Amin. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *