Geral

Unesc celebra conquista da D.O. Vales da Uva Goethe em Urussanga com presença nos debates sobre turismo e gastronomia

Evento reforça compromisso com um turismo mais sustentável, acolhedor e qualificado na região

Urussanga viveu um momento histórico com a conquista da Denominação de Origem (D.O.) Vales da Uva Goethe – a primeira certificação do tipo concedida a vinhos em Santa Catarina. A celebração, marcada pelo Colóquio Nostro Goethe! e pelo Fórum de Turismo, realizados recentemente, reuniu especialistas, produtores, autoridades e representantes acadêmicos para debater o impacto do selo no enoturismo e na valorização regional.

A Unesc marcou presença no evento com a participação do professor Lucas Fabrício de Souza Firmino, coordenador do curso de Turismo. “Mais do que uma certificação, a D.O. Vales da Uva Goethe representa um novo capítulo para o turismo enogastronômico da região. É a oportunidade de contar histórias com identidade, conectar visitantes ao território e promover vivências sensoriais que valorizam saberes e sabores locais”, destacou Firmino.

Durante o Colóquio, os participantes foram convidados a vivenciar uma imersão cultural e sensorial: desde a palestra sobre a vida e legado de J.W. Goethe, até a análise dos vinhos Goethe conduzida por uma sommelière especializada. Um brinde coletivo celebrou o reconhecimento oficial da origem e qualidade dos vinhos produzidos nos Vales da Uva Goethe.

Fórum

A Casa do Colono de Urussanga foi palco de debates relevantes sobre o presente e o futuro do turismo regional. Durante o 2º Fórum Municipal de Turismo, com o tema “Integração, Comunicação e o Futuro dos Destinos Turísticos”, professores da Unesc foram um dos palestrantes e contribuíram com reflexões sobre hospitalidade, gastronomia e estratégias para o desenvolvimento do setor.

Representando a Universidade, o professor Lucas Fabrício de Souza Firmino, coordenador do curso de Turismo, abordou a importância do saber receber na retenção de clientes, destacando como a hospitalidade pode transformar a experiência do visitante. Já o professor Marco Antonio da Silva, coordenador do curso de Gastronomia, falou sobre boas práticas na produção de alimentos e nos serviços de salão, reforçando a necessidade de qualificação para garantir segurança, qualidade e autenticidade nos serviços oferecidos.

Para Firmino, o evento é uma vitrine do esforço coletivo que movimenta o turismo da região. “O 2º Fórum de Turismo de Urussanga se consolida como um espaço estratégico para pensar o futuro do turismo no município. Ao debatermos temas como integração, marketing, patrimônio e saber-receber, aproximamos teoria e prática, unindo forças para criar experiências memoráveis aos visitantes e mais oportunidades para a comunidade local. Discutir a importância do acolhimento, do profissionalismo e da comunicação no turismo mostra que o destino se constrói coletivamente, com pessoas preparadas para bem receber e valorizar a riqueza cultural e natural da nossa cidade”, disse.

Silva, por sua vez, enalteceu o papel do Fórum como um espaço estratégico de construção conjunta. “Participar do 2º Fórum de Turismo de Urussanga foi uma experiência fundamental para todos que acreditam no potencial do turismo e da gastronomia como vetores de desenvolvimento regional. Compartilhar conhecimentos sobre boas práticas na produção e no serviço de alimentos é garantir qualidade e segurança ao visitante, valorizando nossos produtos locais e fortalecendo a identidade gastronômica de Urussanga. O Fórum promove esse diálogo essencial entre profissionais, poder público e comunidade, abrindo caminhos para a qualificação dos serviços e para um turismo cada vez mais sustentável e acolhedor”, comentou.

Além das palestras dos docentes da Unesc, o Fórum contou com discussões sobre turismo integrado, marketing digital, patrimônio cultural, turismo de eventos e enoturismo. A iniciativa reuniu profissionais do setor, gestores públicos, empreendedores e a comunidade interessada em fortalecer, de forma colaborativa e sustentável, o turismo no município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *