Clínicas Integradas

Oficina ensina como aplicar insulina e reforça cuidados com alimentação e qualidade de vida dos pacientes com diabetes

Atividade é promovida a cada 15 dias pelas Clínicas Integradas de Saúde da Unesc. (Fotos: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc)

Com o objetivo de orientar e tirar dúvidas de quem convive com o diabetes, as Clínicas Integradas da Unesc realizam, quinzenalmente, a oficina “Como Aplicar a Sua Insulina”. A atividade é voltada a pacientes que utilizam o medicamento e, mais do que ensinar a aplicação correta, promove o entendimento sobre a doença e reforça a importância de hábitos saudáveis no tratamento.

A farmacêutica Ana Paula Rodrigues Santos é quem conduz a parte técnica sobre o uso da insulina. Ela explica como manusear, armazenar e aplicar o medicamento corretamente. “Muitos pacientes usam insulina há anos, mas ainda cometem erros simples, que comprometem o tratamento. A oficina surgiu para atender os novos pacientes do Programa de Automonitoramento Glicêmico (Pang), mas hoje é aberta também a quem já está em acompanhamento há mais tempo e ainda tem dúvidas”, conta.

Ao lado dela, a nutricionista Alanis Daniel, reforça os cuidados com a alimentação ao orientar com relação aos mitos do que o paciente com diabetes pode ou não comer. “Isso acaba gerando medo e restrições desnecessárias. Nós trabalhamos para desmistificar e mostrar que a alimentação adequada é tão importante quanto a insulina”, cita.

Durante o encontro, os participantes também recebem orientações sobre atividade física e a importância da adesão correta ao tratamento. “Só aplicar a insulina não resolve todos os problemas causados pela diabetes. É preciso entender a doença e saber como se cuidar no dia a dia. Essa conscientização melhora a qualidade de vida”, reforça Ana Paula.

A oficina é gratuita e oferecida dentro da rotina de atendimentos das Clínicas Integradas da Unesc. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *