
O Centro de Documentação e Memória da Unesc (Cedoc/Unesc) participou da primeira reunião oficial do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Jaguaruna, realizada na Câmara de Vereadores do município, nesta semana. A iniciativa integra as ações previstas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC 06201500005288-0), que visa fortalecer as políticas de proteção ao patrimônio histórico, arquitetônico e cultural local.
A reunião contou com a presença de representantes da Unesc, do poder público municipal, de conselheiros e da comunidade. A professora historiadora Liziane Acordi Rocha e a arquiteta Angela Paula Ribeiro, ambos da equipe Cedoc da Unesc, apresentaram um panorama detalhado das etapas já concluídas do projeto, como: realização de fóruns de debate e capacitações; criação do Conselho Municipal do Patrimônio; elaboração do guia informativo sobre preservação cultural; e levantamento e vistoria técnica de bens culturais (realizados nos dias 28/04 e 05/05/2025).
Foram também discutidas as ações em andamento, como a produção dos laudos técnicos sobre o estado de conservação dos bens, a elaboração das fichas de inventário e o Plano de Ação que foram submetidas à avaliação do próprio Conselho.
A reunião permitiu alinhar estratégias e responsabilidades para as próximas etapas do projeto, fundamentais para a consolidação do Inventário Municipal do Patrimônio Cultural de Jaguaruna.
Segundo a historiadora Liziane Acordi, “este é um momento de maturidade institucional, em que o município assume protagonismo na gestão de sua memória, com apoio técnico da universidade e ampla participação da comunidade”, disse.