
A 13ª Jornada Acadêmica de Odontologia da Unesc deste ano é especial. O evento destaca a relevância e a trajetória nesses 15 anos da criação do curso, com uma programação rica em conhecimento e a participação de palestrantes renomados e especialistas em diversos temas, além da recepção do Museu da Odontologia de SC (MOSC), instalado no térreo do bloco S.
A coordenadora do curso de Odontologia, Morgana Francisco Machado Guzzatti, estava feliz e parabenizou o aniversário da graduação e a abertura da Jornada, ocorrida na manhã desta segunda-feira (26/5), no auditório Ruy Hülse.
“Essa é sempre uma semana muito importante e especial para o curso, e este ano, com esse simbolismo histórico dos nossos 15 anos de atividades. Serão cinco dias de intensa felicidade, com muita troca de experiência e relações acadêmicas”, destacou a coordenadora.
Idealizador
Como idealizador e criador do curso, o coordenador adjunto Renan Antonio Ceretta, também compartilhou, orgulhoso, a comemoração da data.
“O curso de Odontologia foi autorizado em 2010 e, no ano seguinte, teve início a primeira turma. Hoje, comemoramos os 15 anos, com uma Jornada especial, com muito conteúdo e pela primeira vez, acolhendo o
a exposição itinerante do MOSC, da Academia Catarinense de Odontologia”, comentou Renan.
O coordenador adjunto também fez um resumo desses anos de existências e com 644 profissionais diplomados.
“O curso passou por uma grande evolução ao longo dos anos, com constantes aprimoramentos em sua estrutura e qualificação do corpo docente. Atualmente, quase todos os nossos professores são mestres e doutores, o que garante um ensino de excelência. A implantação da Clínica de Odontologia representou um marco nesse processo de modernização, possibilitando uma atualização contínua com a aquisição de equipamentos de alta tecnologia, como scanners, microscópios digitais e novos tomógrafos. Esses avanços fortalecem o curso sem abrir mão de sua essência, preservando a base construída desde a criação da graduação. A formação segue alinhada ao compromisso com a saúde coletiva, princípio que continua transversal ao ensino, preparando profissionais altamente capacitados para atuar com excelência no Sistema Único de Saúde (SUS)”, relembrou Ceretta.
Egresso
O atual secretário municipal de Saúde de Criciúma, Deivid Freitas, é egresso do curso e recebeu o diploma profissional há oito anos.
“Sou prova viva de como esse momento de aprendizado faz falta lá na frente. Quando estamos no início, nem sempre percebemos o quanto é valioso ter o professor por perto. Mas, quando chegamos à prática, com o paciente na cadeira e sem alguém para perguntar, sentimos o impacto, é como ficar sem chão. A Jornada existe justamente para isso, para ampliar o aprendizado, trocar experiências, fortalecer vínculos e crescer junto com os colegas. Este evento valoriza ainda mais o nosso curso de Odontologia. Hoje, ao entrar neste auditório, me bateu uma saudade enorme de quando eu estava sentado aí. Já se passaram oito anos desde a minha formatura, e tudo passou num piscar de olhos. Por isso, aproveitem cada detalhe preparado com tanto carinho. Vivam intensamente esse momento. Ele é único”, comentou Freitas.
Ele ainda ressaltou que a Secretaria Municipal de Saúde está sempre de portas abertas e é parceira da Universidade.
Autógeno
O professor Muryel da Rosa Bortot foi o convidado especial para a palestra de abertura. Ele abordou um tema específico que não é trabalhado em sala de aula, a Odontologia Regenerativa com L-PRF (Leucocyte and Platelet-Rich Fibrin), em português: (Fibrina rica em leucócitos e plaquetas) .
“Na manhã de hoje, apresentei um conteúdo voltado aos fatores de crescimento aplicados à Odontologia, com foco na regeneração óssea e tecidual. Como a palestra foi direcionada aos acadêmicos, procurei explicar de forma didática como obter, preparar e processar o L-PRF — um tipo de fator de crescimento — utilizado para estimular a regeneração dos tecidos, melhorar a qualidade da gengiva e favorecer a cicatrização do alvéolo após a extração dentária. Abordei especialmente os benefícios relacionados ao ganho de gengiva e tecido por meio do enxerto autógeno, ou seja, utilizando material do próprio paciente, o que potencializa os resultados clínicos e biológicos”, explanou o palestrante.
Segundo o coordenador da Clínica de Odontologia e presidente da Comissão Organizadora da 13ª Semana Acadêmica, Leonardo Marcos Mezzari, o evento está recheado de novidades.
“Pela primeira vez vamos recepcionar no Bloco S, a exposição de várias peças, da exposição itinerante do MOSC, que traz a evolução da Odontologia no estado. Contaremos também com a presença de membros do Conselho Regional de Odontologia (CRO), que vem amanhã (terça-feira), para participar de uma roda de conversa com os nossos estudantes. Também preparamos várias palestras científicas e o Centro Acadêmico (CA), preparou um bate papo com ex-líderes acadêmicos, hoje egressos do curso. Sou professor há 10 anos do curso e será mais uma linda jornada”, avaliou Leonardo.
Para a acadêmica da quinta fase e presidente do CA, Vitória Padilha da Silva, a semana acadêmica é muito importante para os estudantes. O evento traz mais conhecimento, além da aprendizagem e do fortalecimento do nosso currículo, proporciona também o networking, algo muito importante, sem dúvidas, para conhecermos diversas pessoas que futuramente poderão abrir as portas para nós, após formados”, salientou a presidente.
Ainda marcaram presença na abertura do evento, a coordenadora ds Pós-Graduação Lato Sensu presencial, Mágada Tessamann, o representante do Conselho Regional de Odontologia (CRO), José Roberto Macarini e o professor e coordenador do Programa de Saúde Bucal do Municipio de Criciúma, Cristian Serpa.
Para mais informações, acessar aqui.