O Terceirão do Colégio Unesc celebrou, na noite desta sexta-feira (3/12), a conclusão de uma importante etapa da vida: o período escolar. Eles, que vivenciaram período de aulas mediadas por tecnologias e precisaram renunciar a momentos de confraternização ao longo dos últimos 20 meses em decorrência da pandemia de Covid-19, tiveram, com todo o cuidado necessário ao momento, a noite que sonhavam para comemorar em grande estilo o fim de ciclo. Com direito a trajes de gala, emoção, alegria e homenagens, os formandos da noite, familiares e amigos, além de professores e toda a equipe do Colégio e da Universidade, guardaram os minutos desta noite em uma das caixas de recordações mais especiais do coração.
O local escolhido para a cerimônia de entrega de certificados ministrada pela reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta de forma inédita, e para o jantar de comemoração foi o Restaurante Rosso, em Criciúma. Todo preparado para receber o evento, com as regras de biossegurança necessárias, o espaço foi o cenário de discursos emocionados, agradecimentos e demonstrações de afeto entre os estudantes, professores, direção da escola e gestão da Universidade.
Ao destacar o significado da celebração para a história da Unesc, que há 53 anos oferece muito mais que educação, mas desenvolvimento socioeconômico e qualidade de vida à comunidade, a reitora desejou que, acima de tudo, os jovens formandos sejam felizes. “Sigam em frente com o propósito de serem felizes nas escolhas que fizerem. Que possamos, logo ali na frente, encontrá-los, olhar nos olhos de cada um e ver a felicidade”, destacou.
Discursar para a turma, conforme a reitora, é como escrever um prefácio. “Sinto-me prefaciando o primeiro volume da vida de vocês. Se posso lhes deixar um conselho é de que escrevam, inscrevam e poetizem os capítulos da vida de vocês. Eles serão muitos e de grandes histórias”, acrescentou.
Para a diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, a noite foi de extrema gratidão ao poder proporcionar a celebração tão sonhada pela turma. Entre os agradecimentos, Gisele citou a reitoria da Universidade, que ofereceu apoio, incentivo e acreditou no potencial da escola e de sua equipe. “Quero dizer ainda que sou orgulhosa dessa turma. Foram corajosos, comprometidos com o aprendizado, protagonistas da sua trajetória até aqui. Foram testados, privados de muitas coisas que qualquer estudante de terceirão costumam fazer, mas, mesmo assim, foram resilientes, não perderam o foco e o bom humor. Foram uma turma muito unida”, comentou a diretora.
Ao pedir que cuidem de sua saúde física e emocional, em nome de todos os que os amam incondicionalmente, Giselle acrescentou ainda suas coordenadas para as próximas fases que virão na vida dos adolescentes. “Vão, meus, sempre, alunos. Sigam em frente com o propósito de serem livres para a defesa dos seus sonhos e conquistas pessoais. Serem sábios pela busca da profundidade. Serem cultivadores para a construção de uma vida edificante. Serem valentes para a consciência do verdadeiro sentido da palavra: pessoas que tem valor para si e para o outro e fazem a vida valer a pena”, disse aos estudantes que se despedem da escola.
Compuseram a mesa de honra da noite as professoras homenageadas Beatris Pizzoni e Vivian Cypriano e a coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Colégio, Mainara Figueiredo Cascaes.