
Em celebração aos 55 anos do curso de Ciências Biológicas da Unesc, acontece desta segunda-feira (19/5), até sexta-feira (23/5), a Semana Acadêmica de Ciências Biológicas (Sacib), O evento promove uma série de palestras, oficinas e atividades práticas e tem como objetivo fortalecer a identidade profissional dos futuros biólogos, proporcionando uma formação complementar, atualização científica e integração entre os diversos campos da profissão.
Segundo a coordenadora do curso, Mainara Figueiredo Cascaes, a Semana é uma oportunidade para os participantes visualizarem as diversas possibilidades de atuação profissional. “Teremos de tudo, desde a pesquisa em biodiversidade, ecologia e saúde, até biotecnologia, educação e gestão ambiental. A Sacib, também celebra a trajetória de excelência do curso, que ao longo de 55 anos tem formado profissionais comprometidos com a ciência, a educação e a sustentabilidade”, frisou a coordenadora.
A realização das atividades é uma parceria com o corpo docente, o Centro Acadêmico Chico Mendes e os parceiros institucionais.
Em sua primeira atividade como pró-reitora de Ensino (Proen), Graziela Fátima Giacomazzo, relembrou os tempos em que foi professora da atual coordenadora e de outros docentes do curso.
“Estamos aqui na Semana Acadêmica com uma programação intensa dentro dos 55 anos do curso, mas que traz para os acadêmicos a oportunidade de discutir em temas fundantes dentro das questões ambientais, das políticas públicas. Serão muitas atividades, palestras, minicursos, que são formas de contemplá-los para que vislumbrem as diferentes possibilidades de atuação dentro do mundo do trabalho. Nesta noite, sem dúvida trouxemos ao debate uma pauta emergente, que são as questões ambientais, as crises climáticas. Esse é o objetivo da Universidade, o de aproximar o estudante dentro do contexto real de trabalho deles”, comentou a pró-reitora..
A presidente do Centro Acadêmico (CA), integrante da Comissão Organizadora da Sacib e acadêmica da sétima fase da Ciências Biológicas – Bacharelado, Ana Luíza Gomes Martins, considera a Semana um momento muito importante para os estudantes. “É a oportunidade que temos de conhecer na prática novas áreas para a nossa atuação profissional. O evento ainda nos proporciona conhecer novas pessoas, novas realidades com outras perspectivas, sendo um período de muita troca de conhecimento, de experiências e também uma semana que une os acadêmicos do curso”, avaliou a presidente.
Para a palestra de abertura da Semana, os organizadores convidaram a perita criminal do Instituto Geral de Perícia (IGP), do Rio Grande do Sul, Renata Cardoso Vieira, para apresentar o tema: “Perícia Criminal Ambiental: Proteção e Justiça Ambiental”.
“Como perita criminal oficial e chefe da Seção de Perícias Ambientais no Estado gaúcho, trouxe aos acadêmicos um pouco de como funciona a atuação da perícia criminal na área ambiental: o que é competência criminal, como funcionam os atendimentos, o que o profissional precisa fazer para ser um perito e atuar nessa área, entre outras temáticas. A perícia é uma ótima possibilidade e a Ciências Biológicas é um curso bastante versátil dentro desse ramo”, comentou.
Ainda segundo a palestrante, o biólogo pode atuar em várias áreas. “A perícia criminal ambiental é uma delas, mas pode atuar no local de crime, em balística, laboratório de pesquisa DNA (ácido desoxirribonucleico), por exemplo. Costumo dizer que Biologia é uma das áreas mais versáteis dentro da perícia criminal”, concluiu Renata.
Confira as palestras da Semana Acadêmica de Ciências Biológicas:
Auditório Edson Rodrigues – Bloco P – Sala 105
20/5 – 19 às 21h45min – Palestra: Conservação de aves dos campos sulinos
23/5 – 19 às 21h45min – Mesa-redonda – Conexões sustentáveis: a educação ambiental sob múltiplos olhares
Minicursos – 21/5 – Quarta-feira – das 19 às 21h45min
– Transformando o lixo em adubo: compostagem domiciliar
Orientador: Eduardo Martinello
Bloco P – Auditório 105
Biologia Forense: Análise de Sangue Oculto e Identificação de Sangue Humano
Orientador: André Martins
Bloco S- Lab. de Parasitologia, sala 003
Herbários na prática: montagem de exsicatas e curadoria
Bloco do Museu – LEC
Dos bastidores à vitrine: desvendando o processo da Taxidermia (1º parte)
Orientador: Gabriel Ferreira Pereira
Bloco S, Lab. de Bioquímica
Minicursos – 221/5 – Quarta-feira – das 19 às 21h45min
-Microbiologia aplicada para laboratórios e indústrias de alimentos
Orientadora: Débora Gava Fiorin
Bloco J – Sala 003
-Do DNA ao ambiente: fundamentos e aplicações da genética toxicológica
Orientadores: Isadora de Oliveira Monteiro e Nicollas dos Santos da Silva
Bloco T – Sala 102
-Tecnologias imersivas aplicadas para o ensino
Orientadora: Josete Mazon
Bloco T – Sala 105
-Dos bastidores à vitrine: desvendando o processo da Taxidermia (2ª parte)
Orientador: Gabriel Ferreira Pereira
Subsolo do bloco S, Lab de técnicas operatórias
Para participar, os interessados pode se inscrever aqui