Eventos

Cia de Dança da Unesc é selecionada para o maior festival de dança do mundo

O grupo da Universidade é formado por 25 bailarinos. (Foto: Leotron Fotografia)

O 42º Festival de Dança de Joinville, que acontecerá entre os dias 21 de julho e 2 de agosto de 2025, já entra para a história com um novo recorde de inscrições: foram 5.827 coreografias enviadas para avaliação da curadoria, superando as 5.190 registradas no ano anterior. Destas, 4.684 foram selecionadas para compor a programação oficial, e a Companhia de Dança da Unesc está entre as aprovadas.

Citado como o Maior Festival de Dança do Mundo no Guinness Book desde 2005, o Festival de Dança de Joinville é um evento anual de reconhecimento internacional e que celebra a expressão artística e o movimento, reunindo dançarinos, coreógrafos, amantes da dança e artistas de diferentes partes do Brasil e do mundo.

O evento abrange uma gama diversificada de estilos de dança, desde clássicos até contemporâneos e urbanos, proporcionando um panorama completo da riqueza da arte da dança.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a presença da Companhia no Festival é motivo de grande orgulho. “É fundamental que os nossos talentos estejam nesse que é o maior palco da dança no país. Esse intercâmbio de experiências enriquece, inspira e contribui diretamente para o aprimoramento técnico e artístico dos nossos bailarinos”, destacou.

Conforme a diretora de Extensão e Ações Comunitárias da Unesc, Sheila Martignago Saleh, é uma grande satisfação para a Universidade ver a Companhia de Dança integrando o Festival de Joinville. “A dança é uma expressão cultural de enorme relevância, e participar de um evento que reúne talentos de diferentes regiões do país é um verdadeiro privilégio”, disse.

“Passar por diferentes experiências, como viagem, cursos, palestras, debates, reuniões técnicas, apresentações de palco, em um Festival desse porte, contribui para ampliar e fortalecer os trabalhos da Cia Unesc e ainda ajudam a pensar o nosso próprio Festival Unesc em Dança”, disse a coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, a Lenita.

Conforme Lenita, “geralmente é lá que buscamos os profissionais que são contratados para atuar conosco como curadores e avaliadores do nosso Festival. Com certeza a Unesc, por meio da Extensão, ao manter a Cia como um projeto cultural de caráter permanente evidencia sua missão e intensifica sua atuação comunitária uma vez que temos integrantes da comunidade e acadêmicos, todos fazendo o que mais amam e representando a Unesc e região. A cultura artística é fonte de conhecimento, entretenimento e humanização” complementou Lenita. 

Orgulho

Sob a direção de Paula Gregório Gonçalves, o grupo é formado por 25 bailarinos da categoria Sênior. Para ela, é com imensa alegria e orgulho que recebemos a notícia da aprovação da nossa coreografia para o Palco Aberto do Festival de Dança de Joinville. “Esse resultado representa muito mais do que uma conquista artística, ele é fruto de um processo intenso, cheio de entrega, disciplina e paixão pela dança. Foram muitos ensaios, ajustes, superações e um comprometimento coletivo. Agradeço profundamente aos bailarinos pela dedicação e empenho”, enfatizou Paula.

Nesta edição, grupos de 25 estados e do Distrito Federal participaram da seleção, Alagoas foi o único estado sem representantes. Também houve participação internacional, com grupos do Paraguai, Equador, Portugal e Hungria. Destes todos, exceto a Hungria, tiveram coreografias aprovadas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *